Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) informou ontem que o ministro Celso de Mello (foto) foi internado e passará por cirurgia no quadril nesta semana. Ministro há mais tempo no tribunal, Celso de Mello tem se locomovido com dificuldade nos últimos meses e colocará uma prótese no quadril. O STF não informou o local onde será feita a cirurgia. “O ministro Celso de Mello está internado para fazer a cirurgia, que deve ocorrer até o final desta semana”, informou o STF. O atestado médico validado nesta terça prevê o afastamento do ministro, pelo menos, até o dia 19 de março. Por conta dessa licença, Celso de Mello foi excluído do sorteio de novos processos até o retorno.

 

*O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou incabível o Habeas Corpus impetrado por um advogado contra a exoneração de Roberto Alvim do cargo de secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania. Segundo o ministro, o ato é de discricionariedade única e exclusiva do presidente da República. O advogado, que impetrou o HC por conta própria, sustentava que a exoneração teria violado a liberdade de expressão de Alvim, demitido após pronunciamento em que utilizou argumentação e estética nazistas para lançar um prêmio nacional de artes. Ele pedia a reintegração do ex-secretário com o argumento de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, teria praticado constrangimento ilegal ao não facultar ao exonerado a ampla defesa. Ao rejeitar o habeas corpus, o ministro Fux, que assumiu o plantão judiciário no STF na segunda-feira, observou que o pedido é incabível, pois seu objetivo é discutir a exoneração de ocupante de cargo público demissível a qualquer momento pelo presidente da República.

 

*O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) voltou a utilizar as redes sociais para cutucar o ator Thammy Gretchen por sua transição de gênero. Na publicação, feita em seu story no Instagram nessa terça-feira (21), Carlos publicou uma foto antiga de Thammy, ainda mulher. A cantora Gretchen, mãe do ator, não gostou da publicação e foi ao Twitter para mandar um recado a Carlos, compartilhando a imagem na rede social. “É incrível @CarlosBolsonaro como você é apaixonado pelo meu filho. Tá doido pra entrar na nossa família. Mas meus filhos homens estão todos casados. Só lamento”, ironizou ela. “Pode ter certeza que as providências estão sendo tomadas. E você segue infeliz né, bebê? Venha pra nossa família e você será realmente feliz. Te aceitamos como você é”, completou Gretchen. Com a Isto É.

 

*A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deverá votar após o recesso parlamentar a Lei de Improbidade Administrativa, que prevê aumento da pena para crimes que envolvam desvio de dinheiro das áreas da educação e da saúde. Se receber decisão favorável, o projeto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria do ex-senador Cristovam Buarque (DF).

 

*A história cidade de Tiradentes volta a inaugurar o calendário do audiovisual brasileiro com a realização da Mostra de Cinema, que será aberta nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 1º. de fevereiro, com uma intensa programação, que inclui a exibição da produção nacional, oficinas, debates, diálogos audiovisuais, performances artísticas e musicais, além de lançamentos de livros. A abertura da Mostra acontece, às 21h, no Cine-Tenda com homenagens aos atores Antônio Pitanga e Camila Pitanga e exibição, em pré-estreia mundial, de “Os Escravos de Jó”, do cearense Rosemberg Cariry, que conta com Pitanga no elenco.

 

*Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte vai expor na Routes America 2020, que acontece de 2 a 6 de fevereiro, em Indianapolis, nos Estados Unidos. O fórum reúne os principais representantes do setor aéreo e nesta edição contará com a participação de 80 companhias aéreas e 300 aeroportos.

 

*Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em quatro pessoas sofre de algum transtorno mental. O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo. Estima-se que ao menos 9,3% da população, ou seja 18,6 milhões de brasileiros, convivam com o transtorno. A depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas, ainda assim, os investimentos para o cuidado com a saúde mental não correspondem à alta demanda.

 

*A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) anunciaram que vão acionar o Ministério Público Federal (MPF) para buscar indenização por danos morais aos candidatos do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram prejudicados pelo erro na correção das provas. “Nosso objetivo é uma reparação material aos candidatos por conta do prejuízo psicológico e emocional que tiveram com essa quebra de expectativa”, explica Pedro Gorki, presidente da UBES.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *