*O Ministério Público Federal de Minas Gerais enviou ontem ao governo federal a recomendação para o Ministério da Educação suspender as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 e a alterar do calendário do programa. O documento foi encaminhado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), ao secretário de Educação Superior do MEC, Ataíde Alves, e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O pedido do MP-MG é para que o adiamento ocorra até que o Inep realize nova conferência dos gabaritos de todos os candidatos que compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
*Tal pai tal filho. Depois de seu pai dizer que jornalistas são espécie em extinção, foi a vez do deputado Eduardo Bolsonaro (PFL-RJ) atacar a imprensa ao afirmar que jornais brasileiros são “torcidas organizadas”. Aliás, o clima nada amistoso entre o Planalto e a imprensa parece não ter tempo para acabar. Nessa quarta-feira o presidente Jair Bolsonaro se recusou a falar com jornalistas que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada.
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como ato “problemático e perigoso” a denúncia do Ministério Público Federal contra Glenn Gleenwood, fundador do site The Intercept, e hackers. por envolvimento em crimes relacionados à invasão de celulares de autoridades brasileiras, entre elas do ministro Sérgio Moro. Para o ministro, “é um problema quando você pratica atos eu afeta a liberdade de expressão”.
*O partido Novo, de João Amoêdo e Luciano Huck, deu “bomba” nos candidatos a prefeito de Uberaba, a empresária Elisa Araújo, ligada ao governador Romeu Zema, e Moacyr Lopes, que saiu atirando depois de rejeitado. Segundo Moacyr Lopes, o processo seletivo foi “enganação” e acusou a direção nacional do partido de interferência para minar candidaturas a prefeito na região.
*Vem por aí uma nova empresa de capitalização com um novo produto. A Icatu Seguros e a Caixa Seguridade anunciaram a conclusão do acordo para a abertura de uma nova empresa, que irá atuar com exclusividade por 20 anos na distribuição de produtos de capitalização nas agências e correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal e também na rede de lotéricas.
*A partir de sexta-feira (24) quem for visitar a capital paulista irá deparar com murais espalhados pelo centro da cidade baseados na obra de Tarsila Amaral, símbolo do modernismo brasileiro.Os murais levam a assinatura de cinco mulheres Hanna Lucatelli, Mag Magrela, Katia Lombardo, Lau Guimarães e Crica Monteiro e fazem parte de uma ação comemorativa ao aniversário de São Paulo, realizada pelo hub de comunicação Em Branco. Os murais integram o projeto Museu de Arte de Rua (MAR), da Secretaria da Cultura de São Paulo.
*De acordo com um estudo recente feito pela Numbeo, o Brasil ocupa atualmente a 58º posição do ranking dos 100 países que pagam mais caro para ter acesso à internet. O custo que cada brasileiro paga para ter acesso mensal é, em média, de R$114, 15 – o que corresponde à 10,99% do salário mínimo, que passou para R$ 1.039,00 este ano.