Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Dois repórteres da Folha de S. Paulo foram investigados durante a fase de inquérito que gerou uma nova denúncia contra o ex-presidente Lula (foto). O petista, juntamente com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), foi denunciado pelo Ministério Público Federal em São Paulo por supostamente ter instigado a ocupação do tríplex do Guarujá, imóvel que lhe é atribuído. Lula, Boulos e outras três pessoas ligadas a movimentos sociais são acusadas com base no artigo 346 do Código Penal. O documento é assinado pelo procurador Ronaldo Ruffo Bartolomazi. O trecho prevê detenção de seis meses a dois anos para quem “tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial ou convenção”. Uma repórter e um fotógrafo da Folha entraram no imóvel junto com os militantes para fazer a cobertura jornalística da ocupação, que ocorreu no dia 16 de abril de 2018, nove dias após Lula ter sido preso. De acordo com os autos, os repórteres “teriam participado da invasão do edifício Solaris e do tríplex”. No entanto, “a conduta deles não se amolda ao tipo penal do artigo 346 do Código Penal”, disse o procurador.

 

*“Minas não há mais”, frase de Carlos Drummond de Andrade lembrada diante dos estragos causados pelas chuvas em nosso estado nos últimos dias.

 

*O Congresso Nacional promove sessão solene na próxima segunda-feira (3), às 15h, para a inauguração dos trabalhos legislativos de 2020. Como manda a tradição, a cerimônia contará com as presenças dos representantes dos Poderes Executivo e Judiciário e com a participação de militares das três Forças Armadas.

 

*O plenário do Senado deve retomar a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a perda automática de cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade. A proposta passou por todas as cinco rodadas de discussão no ano passado, mas recebeu uma emenda do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e precisou voltar para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com novo relatório favorável do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ela já pode ser votada pelo Plenário. A proposta também facilita o processo de reconquista da nacionalidade brasileira por quem renunciou a ela.

 

*A caneta do ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve em ação mais uma vez. Agora foi para sustar os efeitos de decisão do Tribunal Superior do Trabalho que determinava à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a aplicação de cláusulas de dissídio coletivo relativas ao custeio do plano de saúde de seus empregados que haviam sido suspensas por decisão do STF.

 

*Belo Horizonte perdeu este ano um grande evento: não irá sediar a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que no ano passado foi realizado na capital mineira superando todas as expectativas e com um público de mais de 90 mil pessoas e presença das grandes mineradoras do país. Belém será a sede do evento, considerado o maior da mineração do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina, e que ocorrerá de 24 a 27 de agosto deste ano, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da da Amazônia, na capital paraense.

 

*A ACminas, por meio dos seus Conselho Empresariais de Cultura, Turismo e Comunicação, está lançando a marca da campanha em comemoração aos 300 anos da entidade. A marca Minas 300+, criada pela agência FazCom, retrata as montanhas de Minas e as comemorações do passado e o comprometimento da entidade com a construção do novo desenvolvimento e futuro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *