Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A CPI das Fake News enviou ao General Augusto Heleno (foto), chefe do Gabinete de Segurança Institucional, questionamentos sobre a suposta iniciativa de Carlos Bolsonaro de criar uma “Abin paralela”. O termo foi citado no depoimento de Joice Hasselmann (PSL-SP) no ano passado – a estrutura teria por objetivo fazer grampos telefônicos e criar dossiês.

 

*Uma equipe de pesquisadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) desenvolveu uma pesquisa para produzir um pequi sem espinhos. Segundo a coordenadora da equipe, Elainy Botelho, será possível comer o pequi tranquilamente, sem se preocupar com espinhos, daqui dois anos. Além disso, segundo ela, o fruto sem o espinho se assemelha ao tradicional tanto na cor quanto no sabor. “Apesar da variabilidade, o fruto tem as mesmas características do pequi com espinhos. Ele é alaranjado, tem a polpa grossa e o sabor levemente doce”, conta a coordenadora.

 

*A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, devendo ser assegurada mediante políticas sociais e econômicas que promovam o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Foi com base nesse entendimento que a 2ª Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba reafirmou que o Estado deve fornecer gratuitamente medicamentos para uma mulher portadora de alopécia androgenética, que causa calvície precoce. A decisão foi tomada com base em entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça. De acordo com a tese, o poder público tem o dever de fornecer medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS, desde que preenchidos alguns requisitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *