Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira (foto), disse que o País está entrando na fase mais crítica de transmissão de dengue e apelou que as pessoas aproveitam o período de isolamento em casa para eliminar focos do mosquito. “Esse é o momento”, disse, em entrevista coletiva. Na mesma entrevista o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que todo criadouro de mosquito da dengue está dentro das casas ou, no máximo, a 30 metros delas. “Pode ser muito ruim ter dengue e na sequência uma gripe dessas”, disse, em referência ao novo coronavírus.

 

*Com o aumento dos defensores do adiamento das eleições em razão do coronavírus, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, divulgou nota para afirmar que é papel do Congresso Nacional deliberar sobre a necessidade de adiar o pleito, previsto para outubro. O ministro avaliou que se a decisão do parlamento for pelo adiamento, isso deveria ocorrer “apenas pelo prazo necessário e inevitável” para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. “A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia”, disse. “A Constituição prevê a realização de eleições no primeiro domingo de outubro. A alteração dessa data depende de emenda constitucional. Portanto, não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento. É papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição”, afirmou o ministro, que toma posse como presidente do TSE em maio e chefiará o tribunal durante a eleição.

 

*A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa informou que 1.077 presos foram soltos nesse sábado em Santa Cataria por determinação judicial em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão incluiu os detentos em grupo de risco. Ou seja, idosos, portadores de doenças como diabetes, câncer e HIV.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *