Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Alexandre de Moraes (foto) acolheu pedido da OAB para assegurar a governadores e prefeitos poder de decretar quarentenas independentemente de eventuais decretos de Jair Bolsonaro que suspendam as medidas. “Não compete ao Poder Executivo federal afastar, unilateralmente, as decisões dos governos estaduais, distrital e municipais que, no exercício de suas competências constitucionais, adotaram ou venham a adotar, no âmbito de seus respectivos territórios, importantes medidas restritivas como a imposição de distanciamento/isolamento social, quarentena, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais e à circulação de pessoas, entre outros mecanismos reconhecidamente eficazes para a redução do número de infectados e de óbitos, como demonstram a recomendação da OMS”, despachou o ministro. Com O Antagonista.

 

*Os mais antigos diziam que “quem tem fama deita na cama”. E é verdade. Imaginem se fosse Lula ou um dos seus filhos trabalhando com tanto afinco pelo uso da cloroquina como salvação para os contaminados pela covi-19? Toda a rede social já estaria dizendo que “alguém está levando por fora nesta história”. Ou não?

 

*”Estamos disputando a Champions League e o sujeito está com tema da 3ª divisão (…) Aqui, o piloto fugiu”, do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avaliando a conduta do ministro da Justiça e da Segurança Nacional, Sergio Moro, na crise da pandemia, durante uma entrevista do canal MyNews transmitida ao vivo.

 

*O cantor, compositor e escritor Chico Buarque gravou um vídeo chamando para os protestos contra o ‘desgoverno’ federal e pela solidariedade durante a crise do Coronavírus. A mensagem de Chico diz que “Os tempos de crise são também tempos de criatividade e de afeto. Além de protestar contra o desgoverno, manifeste sua solidariedade ajudando os que mais sofrem as consequências dessa pandemia. Participe da campanha nacional de solidariedade. Vamos precisar de todo mundo.”

 

*O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) anunciou o adiamento da 4ª edição do Congresso Internacional de Direito Minerário (DIRMIN). O evento estava previsto para ocorrer em setembro, em Brasília.

 

*Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nessa quarta-feira (8), o volume de serviços caiu 1% em fevereiro, na comparação com janeiro. Essa taxa era mais ou menos aguardada por quem costuma estimar o comportamento do setor. A surpresa. de acordo com analistas, foi amplitude, já que a retração ocorreu em serviços como os prestados à família, de informação e comunicação, administrativos, transportes, serviços auxiliares de transportes., correios, entre outros.

 

*A guerra contra os fumantes ao que tudo indica começa a render frutos, pelo menos no Brasil. Segundo última pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2019, houve queda de 40 por cento no hábito de fumar em 12 anos no país. Os fumantes passaram de 15,6 por cento da população para 9,3. A iniciativa foi do Setor de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas.

 

*A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu inscrições para o Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais (CEERMIN). Este curso de pós-graduação lato sensu é voltado aos profissionais com as seguintes graduações: Engenheiros de Minas, Engenheiros Geólogos, Geólogos, Engenheiros Metalurgistas, Engenheiros Químicos, Engenheiros de Controle e Automação e Engenheiros de Produção, Profissionais com curso superior com atuação na área de Mineração. Informações detalhadas no site http://www.ceermin.demin.ufmg.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *