Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi (foto), afirmou que a redução proporcional de jornada e salários, preservando o salário-hora, como prevê a Medida Provisória (MP) 936, é válida. Em sua avaliação, o acordo coletivo é sempre o instrumento mais adequado em negociações entre empresas e trabalhadores, mas, no caso da crise do coronavírus, a validade dos acordos individuais “está bem definida”. “Minha leitura é de que o STF (Supremo Tribunal Federal), ao não referendar a liminar, afirmou a viabilidade e a constitucionalidade da Medida Provisória. Eu endosso e nem poderia fazer em sentido contrário. Mas já pensava dessa forma. O salário já é pactuado em jornada de 8 horas por dia e 44 horas semanais. Se houver redução do trabalho, com proporcional redução do salário, preservado o salário-hora, não há o que se falar em alteração contratual”, disse, em live da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

 

*Janaina Paschoal perdeu a paciência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que fez gracinha no Twitter sobre a morte de uma paciente infectada pelo novo coronavírus. Weintraub compartilhou uma notícia que relatava a morte da sogra do médico equatoriano Stenio Cevallos, chefe da UTI do Hospital Alcivar, de Guayaquil. Ela foi uma de suas pacientes e não resistiu à Covid-19. “Mais uma morte suspeita…”, ironizou Weintraub. Janaina respondeu: “Cala a boca, sem noção! Toma vergonha na cara e respeita um pouco as pessoas!”

 

*O governo federal publicou ontem, no “Diário Oficial da União”, uma portaria que aumenta o limite de compra de munição para quem tem arma de fogo registrada. A permissão para a compra de munições por civis que têm direito ao porte e à posse de arma passa de 200 por ano para 550 por mês. A portaria dessa quinta revoga uma outra, de janeiro deste ano. A nova portaria, além de aumentar a quantidade de munição que pode ser comprada, especifica com mais detalhes que a anterior os limites a serem respeitados de acordo com a categoria profissional e o tipo de munição. Só uma pergunta: o governo quer armar a população para quê?

 

*Até agora já surgiram três nomes para substituir Maurício Valkeixo, caso se confirme sua exoneração pelo presidente Jair Bolsonaro. São eles: Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; delegado federal Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Caso o ministro Sérgio Moro permaneça no cargo, fala-se em Fabiano Bordignon, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que é amigo do ministro.

 

*Começa a tramitar no Senado projeto de lei apresentado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) que obriga as instituições financeiras a oferecerem máscaras e álcool em gel para clientes nas agências durante o estado de calamidade pública decretado em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

*Nessa quinta-feira (23), Milton Nascimento e Criolo lançaram por live o novo clipe da música “Não existe amor em SP”, no canal do YouTube e Instagram de ambos. A ação é para chamar atenção para a campanha “Existe amor”, um fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19. “Este projeto para mim é como um sonho. Depois de tantas coisas maravilhosas que eu vivi nesses mais de 50 anos de carreira, nunca pensei que fosse ter o privilégio de participar de algo tão intenso”, disse Milton. As projeções do vídeo foram transmitidas em tempo real, em fachadas de prédios de São Paulo.

 

*Na contramão de um sem número de empresas que vêm amargando prejuízo com a pandemia do coronavirus, a Netflix, maior serviço de streaming pago do mundo, registrou quase o dobro de assinantes previstos para o primeiro trimestre. Ou seja, somou 15,8 milhões de assinantes nos primeiros três meses do ano, com os usuários interessados em conteúdos como Tiger King e o reality “Love is Blind”. O resultado contraria as expectativas até mesmo da Netflix, que esperava 7 milhões de assinantes no período.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *