Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti Cruz (foto) foi indicado coordenador do grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaborar sugestões de medidas emergenciais de prevenção à violência doméstica e familiar durante o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O grupo foi criado após a confirmação do aumento do registro de casos de violência contra a mulher durante o isolamento social em várias regiões do Brasil e tendo em vista a necessidade de priorizar o atendimento às vítimas. “O agressor nos crimes de violência doméstica costuma ser o próprio companheiro ou ex-companheiro, que, por diversas razões, pratica todo tipo de violência com a parceira, que se encontra em uma situação de vulnerabilidade. Atualmente, com o isolamento social, com a recomendação de que as famílias fiquem em casa, temos observado um significativo aumento no número de casos de violência doméstica”, declarou o ministro. Schietti afirmou que a iniciativa de elaboração de medidas emergenciais para prevenir essas ocorrências é importante porque, na situação de isolamento social, as vítimas não estão tendo acesso a outras pessoas e encontram mais dificuldade para pedir ajuda aos órgãos públicos.

 

*Os estudantes que querem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm agora um novo prazo definido pela Justiça Federal para pedir a isenção de taxa: 2 de maio, próximo sábado, é a data limite. Além disso, o cronograma do exame deve ser mantido mesmo diante da pandemia de novo coronavírus. A determinação para que o cronograma do Enem não seja modificado é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A sentença do TRF veio em resposta a uma liminar de 17 de abril, obtida pela Defensoria Pública da União (DPU).

.

*Dois hospitais brasileiros são os únicos da América Latina a figurar na lista dos 100 melhores do mundo, publicada pela revista Newsweek: Albert Einstein e Sírio-Libanês, de São Paulo.

 

*O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou que os jogos de futebol no Brasil poderão ser retomados em breve, mas sem a presença de público nos estádios. Costa informou que vem mantendo conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) visando a adoção de protocolos para garantir a segurança de jogadores e dos demais participantes. “Precisamos de produção. Precisamos jogar futebol, reabrir bares e restaurantes, indústrias que foram fechadas”, disse, acrescentando que isso deve ocorrer “sempre colocando a saúde em primeiro lugar”.

 

*Com larga experiência na administração pública, o ex-presidente do Instituto Cultural Sergio Magnani, Fábio Caldeira de Castro e silva é o novo subsecretário de Cultura de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *