Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Criado para aliviar a perda de renda da população afetada pela crise econômica gerada pela covid-19, o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) poderá ser mantido após o fim da pandemia. A afirmação é do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa (foto). Segundo o secretário, o governo discute se o auxílio emergencial e outras medidas de socorro deverão durar os três meses inicialmente planejados ou se deverão ser desmontadas gradualmente, num processo de transição para um novo modelo econômico. “Não podemos virar a chave e desligar tudo de uma hora para outra”, disse, referindo-se à possibilidade de manutenção do benefício no segundo semestre deste ano.

 

*Até ontem, 12 Estados e 14 Prefeituras tinham aderiram à plataforma criada pelas operadoras de telefonia móvel Claro, Oi, Tim e Vivo para auxiliar governos estaduais e municipais nas medições dos índices de isolamento para o combate à pandemia do novo coronavírus. Belo Horizonte e Juiz de Fora estão entre as prefeituras que terão acesso a ferramenta Big Data de Mapas de Calor, desenvolvida pelas operadoras em conjunto com a ABR Telecom, e sob a coordenação do SindiTelebrasil, que fornece de forma gratuita dados estatísticos de concentração de massas.

 

*Na sexta-feira (15), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento dos agravos que tratam da questão racial na obra “Caçadas de Pedrinho”, do escritor Monteiro Lobato. Para lembrar: em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou que os livros não fossem mais distribuídos às escolas públicas. Para justificar a proibição, o Conselho destacou trechos da obra. Um deles diz: “É guerra e das boas. Não vai escapar ninguém – nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Outro trecho da obra narra que “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão.”

 

*Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) já são quatro, em cada dez brasileiros, que perderam o poder de compra desde o início da pandemia. Do total de entrevistados, 23% perderam totalmente a renda e 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40%.

 

*Para a turma da moda ficar ligada: a partir desta terça-feira (12) até o início de julho, o canal do Instagram do Minas Trend vai promover lives onde serão discutidos diversos assuntos de interesse em relação a moda e seu universo. Nesta terça-feira, às 15h, Daniela Britto, economista da FIEMG vai falar sobre “O panorama econômico atual e perspectivas pós-pandemia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *