Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Desde ontem 50 instituições de ensino superior em Portugal aceitam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação. A última instituição do país europeu a firmar acordo com o Brasil foi o Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam), com sede na cidade do Porto. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está publicada a lista de universidades e institutos conveniados. Em nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o presidente do Inep, Alexandre Lopes (foto), afirma que a assinatura do convênio “é um indicativo muito forte da credibilidade e da respeitabilidade que o Enem conquistou dentro e fora do país. É mais uma oportunidade para que os estudantes brasileiros tenham uma formação de qualidade, agregada à experiência em um país estrangeiro”. E eles ainda querem mudar o Enen!

 

*O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para ser relator do pedido do jornal O Estado de S. Paulo para que seja suspensa a decisão que desobrigou Jair Bolsonaro a entregar exames da covid-19. O jornal apresentou reclamação ao STF, destacando que Bolsonaro participou de comitiva que se reuniu com lideranças norte-americanas e, após o encontro, várias pessoas que integraram o grupo apresentaram resultado positivo para o coronavírus, motivo pelo qual seria de interesse público a divulgação dos exames do presidente

 

*O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) aprovou a aplicação de pena de demissão a Ângelo Goulart Villela por violação ao dever de sigilo funcional. Ângelo Goulart Villela foi acusado por condutas adotadas entre março e abril de 2017, quando integrava a força-tarefa Greenfield e, nessa condição, participou de negociações de acordos de colaboração entre o MPF e executivos do grupo empresarial J&F.

 

*A recuperação da economia pós-coronavírus é a oportunidade de modernizar a indústria e os serviços, levando em conta a sustentabilidade nos vários setores, entre eles, as mudanças climáticas, as energias renováveis e a mobilidade urbana. A afirmação foi feita pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, em reunião-almoço virtual da Câmara Brasil-Alemanha em Porto Alegre (RS).

 

*O Sistema Globo de Rádio anunciou que a emissora sairá do ar no próximo dia 31 de maio em São Paulo, e que manterá seu foco no mercado do Rio de Janeiro. Segundo o comunicado, com o encerramento da rádio que ocupava a frequência FM 94.1 no dial, a empresa “fecha o ciclo desmobilização da rede de transmissão para todo o Brasil”.

 

*O escritor e acadêmico Luís Giffoni é o próximo convidado da Academia Mineira de Letras em sua programação on-line de palestras inéditas. Ele vai apresentar a palestra “Leitura e Cérebro: parceiros para a vida”, que estará disponível no Youtube da AML, a partir do dia 21 de maio, às 11h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *