Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O administrador de empresas Francisco de Assis Figueiredo foi demitido nessa quarta-feira, 13, do cargo de Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. O ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Como parte da negociação do governo Jair Bolsonaro com partidos do Centrão, o posto deve ser ocupado por um nome indicado pelo PL, sigla comandada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto (foto), condenado no mensalão. Sob pressão de aliados e após sofrer sucessivas derrotas políticas, o presidente Jair Bolsonaro começou a distribuir cargos aos partidos do bloco informal formado por, além do PL, o Progressistas (antigo PP), Republicanos, PTB, Solidariedade, DEM e PSD em troca de votos no Congresso, ressuscitando a velha prática do “toma lá, dá cá”.

 

*Em uma live do presidente Jair Bolsonaro no último dia 12 de abril, Domingo de Páscoa, religiosos de algumas vertentes cristãs e do judaísmo participaram do encontro virtual. A transmissão durou mais de duas horas e tinha como objetivo celebrar a data e passar mensagens de paz. Além das redes sociais do presidente, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a TV Brasil, também exibiu o encontro. Com isso, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) considerou que a transmissão religiosa também na emissora pública violou o princípio do Estado laico, conforme previsto na Constituição. Por isso a entidade entrou na Justiça contra o governo federal, o presidente da República e a EBC pedindo que Bolsonaro fique proibido de repetir iniciativas do tipo e seja condenado a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos. O caso está na Justiça Federal do Distrito Federal.

 

*O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta criticou a maneira que o presidente Jair Bolsonaro tem conduzido a crise do coronavírus em uma entrevista ontem à CNN norte-americana. “Infelizmente, ele é um dos poucos líderes mundiais que continua com esse posicionamento que a economia deve voltar a qualquer custo e que a perda de empregos será pior e que as pessoas deveriam se preocupar em como manter a economia ativa”, disse Mandetta na conversa com a jornalista Christiane Amanpour. “Então é bem difícil dizer às pessoas que devemos deixar a doença seguir seu curso natural e não nos expormos. O Trump ao menos voltou atrás”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *