Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A Justiça Federal do Distrito Federal arquivou denúncia contra o ex-governador Fernando Pimentel (foto), do PT, sua esposa Carolina e o jornalista e consultor Mario Rosa por falta de provas. O juiz atendeu a pedido do Ministério Público Federal, que não viu elementos suficientes para dar início ao processo penal. De acordo com os procuradores do caso, as investigações apresentavam indícios do cometimento de crimes. Mas, depois de aberto o inquérito, os investigadores perceberam que “tais evidências não são aptas a configurar justa causa para ajuizamento de ação penal”. O processo se refere a Operação Acrônimo, que investigava corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-governador era acusado de receber propina em troca de favorecer empresas junto ao BNDES. De acordo com a acusação, Mario Rosa e Carolina, esposa de Pimentel, seriam intermediários (ou lobistas) das relações do Pão de Açúcar e do frigorífico Marfrig com o ex-governador de Minas para que ele atuasse em favor delas no BNDES. Na época dos fatos, Pimentel era ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

*O futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, revelou que irá pessoalmente ao Palácio do Planalto para entregar ao presidente Jair Bolsonaro o convite para sua posse, marcada para o dia 10 de setembro. A posse terá poucos convidados e será transmitida ao vivo. Luiz Fux, que é contra a concentração de questões políticas no Judiciário, é o único juiz concursado entre os 11 ministros da Suprema Corte brasileira.

 

*Uma oportunidade e tanto para investidores acontece nesta quarta-feira. Vão a leilão, no site Leiloeiro de Paula, 5 barras de ouro e 15 pedras de diamante do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Até a última segunda-feira (27), o lingote de 24 quilates e pesando 500 gramas, teve 11 lances. O lance mais alto para uma barra de 1kg, que teve lance inicial de R$ 184 mil. As joias e as barras compradas com dinheiro de propina estavam na Suíça até serem repatriadas para o Brasil, em março deste ano. A localização foi possível graças à delação dos irmãos Marcelo e Renato Chebar, responsáveis por ocultar o tesouro de Cabral no exterior.

 

*O Nubank, startup brasileira que atua como operadora de cartões de crédito e fintech, com sede em São Paulo, criada por David Vélez, em 2013, foi eleito o melhor banco brasileiro em ranking global da revista Forbes. Mais de 40 mil clientes em 23 países foram entrevistados. O primeiro produto do Nubank foi o Mastercard, cartão de crédito internacional, lançado em 2014.

 

*A Sigma Mineração anunciou que irá emitir US$ 10 milhões em ações para financiar o projeto Grotas do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O dinheiro irá custear parte do contrato de engenharia, suprimento e construção para o desenvolvimento do projeto. O início das obras está previsto de agosto e a previsão é que a produção de lítio comece em 2022. Trata-se do maior projeto de produção de lítio no Brasil. Considerado o “petróleo do futuro”, o lítio é usado na produção de baterias de celulares, laptop e veículos elétricos.

 

*As micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial em 2020. A informação foi dada pela Receita Federal, que atendeu a pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para suspender o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios afetados pela pandemia do novo coronavírus. Em 2019, mais de 730 mil empresas inadimplentes com o Simples foram notificadas. Desse total, cerca de 224 mil quitaram os débitos, mas 506 mil empresas acabaram excluídas do regime.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *