Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), afirmou nessa quarta-feira que a sigla apoiará a reeleição de David Alcolumbre (DEM-AP), desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) libere a possibilidade da reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara. Caso contrário, o MDB terá candidato próprio que aliás, pode ser o próprio Braga (foto). O apoio à recondução de Alcolumbre consolida o acordo que já existe na Câmara, onde os dois partidos caminham juntos para emplacar um nome à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Mas como todo mundo sabe que a política é a arte da negociação e construir acordos entre diferentes, é esperar para ver no que vai dar.

 

*Diante das restrições da pandemia, os preços de passagens aéreas e estadias em hotéis despencaram até 60% em relação ao ano passado, segundo levantamento do comparador Kayak.

 

*O ministro Paulo Guedes tem um defensor e tanto no Ministério da Economia: o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa, para quem o ministro segue “muito firme no cargo”, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro para tocar a agenda liberal. Em entrevista à Record News nesta terça-feira (18) Costa foi enfático ao falar do chefe: “Ele (Guedes) é o nosso guia, nosso orientador”.

 

*E por falar no Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, na Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, terá poder, assim como Salim Mattar tinha como ocupante do cargo, para indicar cerca de 300 cargos em conselhos de administração e direção de estatais. São cerca de 137 empresas subordinadas à Secretaria , cujos cargos o Ministério da Economia tem direito a preencher. Os salários, nas maiores dessas empresas, podem chegar a R$ 120 mil. Cargos em que, com certeza, o “centrão” já deve estar de olho.

 

*Os executivos do Hermes Pardini que participaram da live promovida pelo Infomoney, mostraram otimismo que o pior trimestre do ano ficou para trás. Segundo o presidente executivo do grupo, Roberto Santoro, que participou da live junto com os diretores Camilo de Lelis e Matheus Torga, “todas as linhas (de exames) estão se recuperando, isso é um fato bastante importante, se aproximando aí de um total de 90% (do nível pré-pandemia), tirando a contribuição do [teste de] Covid-19”. A propósito, entre abril e junho deste ano, o Hermes Pardini teve lucro de R$ 7 milhões, queda de 83% sobre o mesmo período de 2019.

 

*O executivo Guilherme Stoliar, CEO do Grupo Silvio Santos desde 2010, deixou a companhia e em vídeo que vem sendo divulgado ao mercado publicitário, comparou sua atuação no grupo a um voo. “Tenho orgulho de ter tido sempre o melhor piloto e a melhor tripulação”, diz Stoliar, que é sobrinho de Silvio Santos. A presidência do Grupo Silvio Santos ficará com Renata Abravanel, a sexta filha de Silvio Santos. A transição já havia sido anunciada pelo grupo em novembro.

*Durante as comemorações do centenário do voto feminino nos Estados Unidos, o presidente americano, Donald Trump, prometeu nessa quarta-feira conceder perdão a Susan B. Anthony (1820-1906), ativista dos direitos das mulheres e ícone do abolicionismo, condenada em 1872 por violar as leis que só permitiam que os homens votassem. “Assinarei um perdão total e completo para Susan B. Anthony. Ela nunca foi perdoada. Porque demorou tanto tempo?”, questionou Donald Trump.

 

*Passado o turbilhão provocado pela pandemia do novo coronavírus e após os sinais de recuperação em julho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) cresceu 11,5% em agosto ante julho. O indicador subiu a 78,2 pontos, ainda no entanto, na zona de avaliação pessimista (abaixo dos 100 pontos) e 32% inferior ao patamar de agosto de 2019, na comparação com o mês anterior. É a segunda taxa mensal positiva consecutiva e a maior da série histórica do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Os avanços nos três subíndices do indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) favoreceram o resultado. Na passagem de julho para agosto, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio subiu 17,8%, para 127,1 pontos, na zona de otimismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *