Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O presidente Jair Bolsonaro trocou o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e nomeou o publicitário Glen Lopes Valente (foto) para ocupar o cargo de diretor-presidente da empresa, até 30 de outubro de 2021. Ele atuava como secretário de publicidade e promoção da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A EBC é responsável pela gestão dos veículos federais de comunicação. Comanda, por exemplo, a TV Brasil, a Agência Brasil e a Rádio Nacional.

 

*O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, comemora. O TJMG atingiu o melhor resultado do Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) entre os tribunais de grande porte. O relatório foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira e contempla o ano de 2020. O iGovTIC-JUD é um indicador que avalia a evolução dos viabilizadores da governança, gestão e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

 

*Estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) irá realizar neste mês de outubro para candidatos a prefeitos no pleito deste ano. Serão quatro painéis qu, ocorrerão às sextas-feiras do mês de outubro, a partir das 10h. O treinamento presencial ocorrerá na Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Faria, Lagoa dos Ingleses. As inscrições devem ser feitas no site da Escola de Contas do TCEMG.

 

*E por falar em eleições, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Minas Gerais ao todo 26.301 mulheres concorrem às eleições deste ano, o que equivale a 32,83% do total. As candidaturas masculinas atingem 67,17%, ou seja, 53.807 homens que irão pleitear vaga nas prefeituras e Câmaras Municipais do estado. Ou seja, apesar dos avanços conquistados e das mulheres serem maioria do eleitorado brasileiro, 52%, o índice de candidaturas femininas no estado cumpre apenas o que determina a Lei Eleitoral, o que é uma pena.

 

*O Google anunciou nessa quinta-feira (1º) o lançamento oficial do “Destaques” , no exterior batizado de Google News Showcase, uma plataforma pela qual vai passar a remunerar mais de 20 veículos de comunicação brasileiros para produção de notícias e conteúdo jornalístico. Segundo o Google, “Destaques” vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, com o objetivo de atrair maior tráfego para os sites das publicações. Para isso, investirá um total de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos no que a companhia chama de “programa de licenciamento de conteúdo”. No Brasil, integram o programa, entre outros, Band, Estadão, Folha de S.Paulo, O Tempo, Folha de Pernambuco e Jornal do Comércio (RS).

 

*Caiu em agosto o número de empresas que ainda sentem impactos negativos da pandemia. Entretanto, três em cada dez companhias brasileiras ainda acusam os efeitos do novo coronavírus nos negócios. Os dados estão na Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas, divulgada nessa quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, das 3,4 milhões de companhias em operação no país no final do mês passado, 33,5% informaram que ainda sofrem os efeitos da pandemia do novo coronavírus – um recuo em relação aos 38,6% registrados no meio de agosto. Por outro lado, 37,9% informaram que a pandemia teve efeito pequeno ou inexistente nas atividades. Outros 28,6% disseram aos pesquisadores que houve impacto positivo da pandemia nos negócios. Empresas de todos os portes sinalizaram melhora na percepção.

 

*Pequenos produtores rurais e agricultores familiares poderão renegociar débitos inscritos na Dívida Ativa da União com descontos de até 100% nas multas, nos juros e nos encargos. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou ontem (1º) uma nova modalidade da transação excepcional para essas categorias. Com potencial de beneficiar até 210 mil produtores, o programa abrangerá dívidas do crédito rural, débitos com o Fundo de Terras e da Reforma Agrária e com o Acordo de Empréstimo 4.147-BR, que trata de débitos com o Programa Cédula da Terra. A adesão poderá ser feita até 29 de dezembro, por meio do portal Regularize. Basta o devedor ir à opção “Negociação de Dívida” e clicar em “Acessar o Sispar”. Em seguida, o contribuinte preencherá um formulário eletrônico e saberá se está apto à renegociação e receberá uma proposta de adesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *