Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Após o segundo turno das eleições municipais o meio político se voltará para outra disputa: a sucessão de Rodrigo Maia, na Câmara dos Deputados. Do lado do governo, o deputado Artur Lira (PP-AL) é considerado um dos favoritos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Tido como político de personalidade forte, Lira (foto), líder do Centrão, é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal por vários crimes, entre eles, corrupção passiva e ativa. Também surgem como possíveis candidatos os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Luciano Bivar (PSL-PE) e Baleia Rossi (MDB-SP).

*Um projeto da Argentina que bem poderia inspirar o Congresso brasileiro. Após 13 horas de sessão, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou o Projeto de Lei de imposto sobre as grandes fortunas. Foram 133 votos a favor, 115 contras e duas abstenções. O projeto, que estabelece uma contribuição solidária baseada na redistribuição de renda para amenizar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19, agora segue para aprovação no Senado. Pelo texto, fica estabelecido um pagamento único de 1% de patrimônios superiores a AR$ 200 milhões, o que alcançaria a cerca de 9.200 pessoas físicas na Argentina, segundo a Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip).

Como o presidente Jair Bolsonaro, o seu desafeto, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, também sofreu derrotas nestas eleições. Único candidato a receber apoio explícito de Moro, o empresário Fábio Aguayo, presidente da Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e amigo de muitos anos do ex-ministro, não conseguiu se eleger para a Câmara de Vereadores de Curitiba.

*A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, apesar de uma renovação de mais de 80% ,terá uma configuração conservadora e não deve mudar muito o tipo de atuação da última legislatura. É uma das conclusões da análise do pesquisador, professor e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Robson Sávio Reis Souza, sobre o resultado das eleições na capital mineira. Ainda segundo o pesquisador, nestas eleições o que se viu foi o crescimento da centro-direita como tendência em Belo Horizonte e em todo o país.

*Margarida Salomão está entre os 12 deputados federais que irão disputar o segundo turno. Com 39,4% dos votos, a deputada federal é candidata à Prefeitura de Juiz de Fora pelo PT e vai disputar o cargo com o empresário Wilson Rezato (PSB_) que obteve 59.633 votos. . Nestas eleições, 66 deputados concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 deles disputavam vagas em capitais. O número é inferior à eleição de 2016, quando 80 deputados se lançaram candidatos em 57 cidades.

*Mudanças na Globo. Sérgio Valente, diretor da marca e comunicação da empresa, deixará a emissora até dezembro deste ano. Para seu lugar foi indicado Manuel Falcão, que foi diretor de marketing da Globosat e integra a equipe de Valente.

*A Azul Conecta, braço da aviação regional da Azul, anunciou novos destinos na temporada de verão. Pelo projeto batizado de Verão Azul Conecta, serão nove destinos no ano todo que irão atender as cidades de Canela e Torres, no Rio Grande do Sul, Itanhaém e Ubatuba, em São Paulo, Paraty, Angra dos Reis e Búzio, no Rio de Janeiro, Guarapari, no Espírito Santo, e Jericoacoara, em Pernambuco. As rotas passam a funcionar entre os dias 14 e 31 de dezembro, decolando de Belo Horizonte, Porto Alegre, Santos Dumont, Congonhas e Fortaleza e as passagens já estão à venda. Os voos serão operados por aeronaves Cessna Gran Caravan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *