Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Pela primeira vez, a partir de janeiro de 2021, o Tribunal de Apelações da ONU será presidido por uma juíza brasileira: Martha Halfeld de Mendonça Schmidt, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, Minas Gerais. Martha Halfeld (foto) é juíza do Tribunal de Apelação há quatro anos, quando passou na seleção para vaga como a candidata mais votada na Assembleia Geral da ONU e se tornou a primeira brasileira a ocupar uma das sete cadeiras na Corte.

*Na avaliação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o resultado das eleições municipais deste ano demonstra que está havendo uma influência menor das redes sociais. Há quem discorde. Para alguns políticos, as redes sociais foram fundamentais para os candidatos ao Legislativo e tiveram sucesso aqueles candidatos que souberam se comunicar bem com a população e os que se reelegeram e tiveram melhor desempenho foram os que usaram bem suas ferramentas de comunicação durante seus mandatos, e não apenas durante a campanha eleitoral.

*O ministro Sérgio Kukina foi escolhido para ser o novo ouvidor do Superior Tribunal de Justiça. Ele vai substituir a ministra Assusete Magalhães, que assumiu o cargo em novembro do ano passado. A escolha se deu por aclamação, durante a sessão da Corte Especial. A ministra Assusete, que deixa o cargo após um ano, afirmou que sua gestão foi marcada pelo fortalecimento institucional da Ouvidoria e pela participação do cidadão nesse processo.

*A carteira total de crédito no país deve crescer 11,8% em 2020, diz Pesquisa de Economia Bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) realizada, entre os dias 4 e 11 de setembro. Segundo a Febraban, os bons resultados são fruto, principalmente, do sucesso dos programas de crédito público, como Pronape e o PEAC. O estudo mostra uma revisão para cima das projeções do levantamento anterior, cuja estimativa era de 9,4%.

*Segundo a assessoria do cantor Roberto Carlos não fazer a gravação do especial de fim de ano da Globo, que deixou inconsoláveis seus fãs, da Globo, foi uma escolha do próprio artista. Em nota, disse Roberto Carlos: “Sugeri a TV Globo não fazer meu especial este ano, pelo grande número de profissionais envolvidos e presentes nas gravações. Foi sugerido a exibição do show gravado em Jerusalém, que considerei uma boa solução. Minha parceria de mais de quatro décadas com a Globo, continua em perfeita harmonia”, afirmou. Como disse um de seus fãs, sem o show de Roberto Carlos 2020 não vai acabar…

*Alvo de críticas nas redes sociais, onde vem sendo chamado de “cara de pau,” o empresário João Paulo Demasi, marido da Preta Gil, filha de Gilberto Gil, que concorreu a uma vaga de vereador em São Paulo pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) se autodeclarando “negro”. Não adiantou a apelação. JP, como é conhecido, não foi bem sucedido nas urnas. Obteve 1.013 voto e ficou em 531º. lugar. Em entrevista à Folha de S. Paulo, em setembro, assim se justificou JP: “Me identifico preto desde criança”.

*O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve alta de 4,1% na passagem de outubro para novembro deste ano, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar disso, a confiança recuou 11,9% na comparação com novembro do ano passado. As expectativas do empresário do comércio cresceram 1,3%. Já as intenções de investimentos subiram 3,9%. Na comparação com novembro de 2019, houve quedas de 19,3% nas condições atuais, de 7,3% nas expectativas e de 12,1% nas intenções de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *