Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O relatório técnico preliminar “Direitos da População Negra e Combate ao Racismo”, elaborado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, aponta que o governo federal não tem executado grande parte dos programas de combate do racismo e à violência contra a população negra e outros grupos em situação de vulnerabilidade .O estudo foi solicitado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Helder Salomão (foto), PT-ES, para quem os números levantados até agora são gravíssimos. “Os achados do estudo técnico são gravíssimos. Estamos vivendo no Brasil um momento de muitos retrocessos, o governo destrói conquistas já feitas. É um conjunto de violências simbólicas que viabilizam a legitimação, a tolerância e o estímulo ao racismo”, disse o deputado.

*Os líderes das 20 maiores economias do planeta prometeram nesse domingo não poupar esforços para fornecer medicamentos, testes e vacinas contra Covid-19 de maneira acessível e justa para “todas as pessoas”, refletindo as preocupações de que a pandemia possa aprofundar as divisões globais entre ricos e pobres. A pandemia do coronavírus e as perspectivas de uma recuperação econômica desigual e incerta estiveram no centro do encontro com duração de dois dias sob a presidência da Arábia Saudita, que passará o comando do G20 à Itália no próximo mês. “A pandemia de Covid-19 e seu impacto sem precedentes em termos de vidas perdidas, meios de subsistência e economias afetadas, foram um choque sem paralelo que revelou vulnerabilidades em nossa preparação e resposta, ressaltando nossos desafios comuns”, disse o comunicado final do encontro.

*O Brasil será a sede da reunião do G20 em 2024. O anúncio foi feito no final da edição deste ano, realizada na Arábia Saudita. O G20 se reúne todos os anos desde 1999. A última vez em que o Brasil liderou o grupo foi em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *