Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Lá vem ele, de novo. Sem Alcolumbre na disputa pela reeleição, volta a se falar no nome do senador Renan Calheiros (foto) para a presidência do Senado. Renan, que ultimamente se aproximou do presidente Jair Bolsonaro, em 2019, inesperadamente, desistiu de sua candidatura a presidente do Senado, cargo que disputaria pela quinta vez. À época, ao anunciar sua renúncia, Renan, que chegou a ser vaiado pela decisão, declarou: “Quero dizer que Davi [Alcolumbre] não é Davi. É Golias, e ele é o novo presidente do Senado, pois eu retiro minha candidatura. Não vou me submeter a isso”. Renan também chegou a reclamar indignado do PSDB e do senador Flávio Bolsonaro que abriram o voto.

*Com a derrota da reeleição para as presidências do Senado e da Câmara no Supremo Tribunal Federal (STF), resta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, colocar em pauta ainda em seu mandato, como já prometera, a votação da reforma tributária, considerada por muitos como “a mãe de todas as reformas”. Mas Maia precisa acelerar o processo, O prazo é curto para quem, como ele, está em final de mandato. O prazo fatal para aprovação ou rejeição da reforma tributária é dia 31 de janeiro de 2021.

*Coube ao presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, o voto de minerva a favor da paridade feminina nas eleições das seccionais da entidade. Na votação do colégio de presidentes das seccionais, houve empate: 13 x 13. Com o voto favorável de Santa Cruz , a paridade começa a valer já nas eleições de 2021, mas a questão ainda será julgada definitivamente no Conselho Federal, no próximo dia 14 de dezembro. A proposta é que as mulheres ocupem 50% dos cargos de comando.

*O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República lançou edital para a compra e instalação de um sistema de videomonitoramento com inteligência artificial dos palácios do Planalto, Alvorada, Jaburu e da Granja do Torto. O valor da contratação será de R$ 12,5 milhões. Segundo o edital, com o sistema de videomonitoramento busca-se “câmeras capazes de fazer reconhecimento facial” e destina-se a resgatar e reservar,através de câmeras capazes de fazer reconhecimento facial, as imagens provenientes de ocorrências como “agressões pessoais, episódios de furtos e roubos e invasões às instalações presidenciais”.

*Será lançado, nesta quarta-feira (9), o livro “Desafios do Agronegócio Brasileiro”, coordenado pela Comissão de Direito do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG). O livro tem prefácio do prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, e o lançamento online será, às 18h, por meio da plataforma Zoom.

*As vendas de veículos novos no país tiveram em novembro o maior volume do ano, com 225 mil unidades emplacadas, uma alta de 4,6% sobre outubro, recorde anterior de 2020, segundo balanço divulgado, nessa segunda-feira (7) pela Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil. Na comparação com o mesmo período de 2019, contudo, novembro mostrou redução de 7,1% nas vendas de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. No acumulado de janeiro a novembro, a queda foi de 28,1%, com 1,81 milhão de veículos vendidos nos onze meses. *Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Nacional de Mulheres Engenheiras, em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Galpão São Bento, na rua Professor Júlio Bueno, 15, bairro São Bento. O evento é gratuito, com vagas limitadas. A expectativa dos organizadores é de que aproximadamente 600 pessoas participem do congresso. Promovido pelo Instituto Feminino de Engenharia (IFE) o principal objetivo do evento é mostrar o papel da mulher no segmento da Engenharia e a importância de existir uma igualdade de gêneros dentro das corporações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *