Logo
Blog do PCO

JOGO ABERTO

*O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom (foto), voltou a demonstrar nessa sexta-feira preocupação com a grave situação da pandemia de Covid-19 no Brasil. “A situação é muito preocupante, estamos muito preocupados. Não apenas pelo número de casos, mas pelo aumento no número de mortes”. O dirigente afirmou estar decepcionado com o desempenho brasileiro na gestão da pandemia, uma vez que o sistema de saúde nacional, o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), é considerado modelo em todo o mundo.

*O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, submeteu ontem ao Plenário da corte sua decisão que decretou a incompetência da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba para julgar processos envolvendo o ex-presidente Lula e anulou as condenações do petista. Na segunda (8/3), Fachin decidiu que a Vara que tinha Sergio Moro como juiz titular é incompetente para processar e julgar os casos do tríplex no Guarujá (SP), do sítio de Atibaia, além de dois processos envolvendo o Instituto Lula. Com isso, as condenações do ex-presidente foram anuladas e ele voltou a ter todos os seus direitos políticos, se tornando novamente elegível. Os autos, que estavam no Paraná, devem agora ser enviados para a Justiça Federal de Brasília.

*A CCJ da Câmara, agora presidida pela bolsonarista Bia Kicis, marcou para a próxima terça-feira, 16, a análise de recurso do deputado Boca Aberta (PROS-PR), que teve a suspensão do mandato por seis meses determinada pelo Conselho de Ética em dezembro de 2019. A punição nunca foi efetivada, uma vez que o funcionamento da CCJ foi suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19 e os recursos sobre as decisões do Conselho de Ética têm efeito suspensivo. O deputado foi punido por ter agredido um outro parlamentar e ter invadido uma UPA no Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *