Logo
Blog do PCO

JOGO ABERTO

*O apetite do Centrão não será saciado com a posse dos novos ministros prevista para hoje. A mudança nas seis pastas promovida pelo presidente Jair Bolsonaro não teria agradado totalmente a base do governo e o Centrão quer mais. Na mira, estariam o Ministério da Educação, ocupado por Milton Ribeiro (foto), e obviamente o Ministério do Meio Ambiente, cuja gestão de Ricardo Salles vem sendo marcada por polêmicas e muitas críticas, entre elas a de que Salles tem atrapalhado os acordos comerciais do Brasil.

*O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ontem que o tribunal avalie as despesas das últimas férias do presidente Jair Bolsonaro, gozadas em janeiro deste ano, que chegaram a R$ 2,4 milhões. “Em um momento normal, tal montante já seria absurdo, todavia, na situação ora vivenciada, configura flagrante escárnio com o sofrimento do povo brasileiro”, aponta o documento, assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

*O Senado deverá votar amanhã o Projeto de Lei que prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem “furar a fila” da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. De autoria do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), o projeto que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, tipifica como condutas criminosas as ações que, de alguma forma, impactam no cenário de imunização nacional.

*O ministro Adriano Silva Pucci, diretor do Departamento de Nações Unidas do Itamaraty, é o convidado do Ciclo de Conferências: A Nova Política Externa Brasileira, que acontece amanhã, às 17h, com transmissão pela WEBTV/Fiemg. O ministro abordará o tema “O Brasil na ONU e o novo cenário internacional”. O Ciclo de Conferências é uma parceria do Ministério das Relações Exterioresa com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

*A Volkswagen anunciou ontem que a VW Caminhões e Ônibus iniciará, neste semestre, a produção em série do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e feito no Brasil, com zero emissão de CO2, NOX e material particulado. A iniciativa faz parte da estratégia de investir em mobilidade elétrica, anunciada pelo Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. O Grupo Traton planeja um aporte de cerca de 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025.

*O Instituto Trata Brasil divulgou o ranking dos 100 municípios do país que melhor tratam a questão do saneamento básico. A pesquisa considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Franca, no interior paulista, lidera o ranking e entre os municípios mineiros. Uberlândia figura em 3º, lugar na classificação geral e é a primeira entre os municípios mineiros, sendo que Belo Horizonte ficou em 30º lugar no ranking. Também figuram na lista Uberaba, Montes Claros, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Governador Valadares e Ribeirão das Neves.

*Mulheres donas de pequenas empresas demitiram menos e contrataram mais que os homens no mês de fevereiro. É o que mostra levantamento feito pelo Sebrae junto a 6.228 empresários e empresárias de todo o país. De acordo com, o levantamento, 9% das mulheres demitiram funcionários, contra 12% dos empresários. Já 16% das empreendedoras efetuaram contratações, contra 13% dos donos de pequenos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *