*O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (foto/reprodução internet), oficializou a indicação do advogado do presidente Lula, Renato Campos Galuppo, para o Conselho de Administração da Petrobras. A vaga foi aberta com a renúncia de Efrain Pereira da Cruz. No ano passado Galuppo tinha sido indicado como suplente, mas teve seu nome reprovado.
*O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou o Projeto de Lei que visa alterar o modo como os partidos políticos administram seus recursos financeiros. O objetivo do projeto é assegurar que o dinheiro destinado aos partidos seja aplicado exclusivamente em atividades partidárias, excluindo a possibilidade de ser utilizado para pagar salários a políticos em exercício, que para ele “é uma conduta inadequada que precisa ser interrompida”.
*O uso de cheques no Brasil no ano passado registrou uma queda de 17% em relação ao ano de 2022, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No ano passado, foram compensados 168,7 milhões de cheques. Na comparação com 1995, início da série histórica, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques, a queda registrada é de 95%.