* O novo ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB-PI), defendeu uma nova proposta para a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que serviria, segundo ele, para custear tanto a Previdência Social, quanto a saúde. A contribuição seria permanente e cobrada duas vezes, tanto de quem faz pagamento quanto de quem recebe a quantia, sem aumento da alíquota. Pela proposta do governo, enviada ao Congresso Nacional, a arrecadação da contribuição seria de 0,2% e cobrada apenas uma vez em cada operação financeira. Os recursos arrecadados serão destinados para cobrir gastos com a Previdência. Já Marcelo Castro (foto) propõe, porém, que o tributo seja cobrado nas operações de débito e crédito. Ou seja, em dobro. O ministro nem chegou e já está arrumando confusão.
* Bancários de todo o país iniciam greve na próxima terça-feira (06), informou o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A categoria ainda fará assembleias na próxima segunda-feira (05), para organizar o movimento. Ontem à noite, foram feitas assembleias em várias cidades do país: a greve foi confirmada. Em Brasília e em Porto Alegre, os bancários decidiram pela greve na quarta-feira (30). A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.
* A produção industrial registrou queda de 1,2% em agosto, ante julho, na série com ajuste sazonal, divulgou nessa sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao oitavo mês de 2014, a produção caiu 9%, a maior baixa nessa base de comparação da série histórica do instituto, iniciada em 2003. Em 2015, a produção da indústria acumula queda de 6,9% até agosto. Já em 12 meses, o recuo é de 5,7%.
* Celebrando o Ano da Paz, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza a Caminhada pela Paz e pelo Meio Ambiente, neste sábado, dia 3 de outubro. A Caminhada também será um ato em defesa do meio ambiente, inspirado na Encíclica do Papa Francisco- Louvado Sejas - Sobre o cuidado da casa comum- e contará com a participação de todos os que defendem a paz e as áreas verdes da capital mineira. Ao final da Caminhada, o bispo auxiliar dom Edson Oriolo preside Missa no Colégio Santa Maria - Unidade Pampulha (Rua Adelina de Sales Pereira, 273 - Bairro Planalto). Durante a programação, os jovens irão celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com oração e músicas.