*O líder da esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon (foto/reprodução internet), disse ontem, que “estamos prontos para governar”, após os franceses irem às urnas ontem e a esquerda e vencer a extrema direita. Segundo ele, “a derrota do presidente da República e de sua coalizão está claramente confirmada”.
*O assessor especial para a política externa do governo brasileiro, Celso Amorim, comentou que a vitória da esquerda francesa nas eleições legislativas do país, foi uma grande vitória e sinal de que a “extrema direita” não passará. Pesquisas de boca de urna apontam vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França, após um desempenho histórico da extrema direita no primeiro turno.
*O presidente dos Estados Unidos Joe Biden e representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), reúnem-se em Washington esta semana para celebrar o 75º aniversário da maior organização de segurança do mundo, no momento em que a Rússia aproveita a sua vantagem no campo de batalha na Ucrânia.