* A reunião dos chefes dos líderes do Brics, prevista para julho deste ano, acontecerá no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em vídeo postado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes (foto/reprodução internet), neste sábado (15). Em 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
*Após o anúncio da reunião do Brics no Rio de Janeiro, o chanceler Mauro Vieira, anunciou sua aposentadoria, que já foi assinada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União. Vieira completa 73 anos neste domingo.
*A possível entrada do Brasil na Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados) pode ser adiada para 2026. A diplomacia brasileira tem como prioridade a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A avaliação é de que aderir agora à Opep+ pode comprometer a imagem do Brasil como líder na transição energética.