Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Simone Tebet

*A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (foto/reprodução internet), acredita que o principal obstáculo para o governo brasileiro avançar no diálogo com Donald Trump sobre o tarifaço não é o presidente Lula e, sim, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Tebet, o governo americano estaria reagindo a pressões ligadas ao Judiciário brasileiro. Para Tebet, “o governo Trump está sendo induzido ao erro por mentiras da família Bolsonaro”.

*Com seu visto para os Estados Unidos cancelado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, provocou risos em uma plateia de pesquisadores e estudantes de Direito Público ao criticar o presidente Donald Trump, em um evento realizado em Brasília. Em seu discurso no evento, ele disse em inglês que “we should make lying wrong again” (“devemos tornar a mentira errada novamente”), fazendo um trocadilho com o lema de Trump utiliza desde 2016 “Make America Again” (em tradução livre: “Tornar a America Grande Novamente”). Disse ainda Barroso, em “uma democracia aberta e pluralista a verdade não te dono. Mas mentir não é uma estratégia política legítima…Uma causa que se baseia por engano no ódio ou desinformação não pode ser causa justa”.

*Os presidentes nacionais do PP, Ciro Nogueira (PI) , e da União Brasil, Antônio Rueda (PE), marcaram para o dia 19 de agosto as convenções partidárias para a formalização da nova federação sob o nome União Progressista. As reuniões, que devem aprovar o estatuto da federação, e vão consolidar a união entre as duas maiores bancadas do Congresso Nacional, ocorrerão simultaneamente em Brasília. A expectativa é que com a fusão, União Brasil e PP não só devem ampliar o acesso ao fundo partidário, ao tempo de rádio e TV como também fortalecer a sua presença tanto nas eleições municipais de 2026 quanto na articulação política em nível federal.

 *Os bancos lideram listas de principais ações propostas por consumidores brasileiros. Um levantamento exclusivo feito pela plataforma de inteligência jurídica Jusbrasil, a pedido da revista eletrônica Consultor Jurídico, com dados de cinco Tribunais de Justiça do país, aponta que a imensa maioria das ações de consumidores brasileiros é movida contra os bancos. Segundo o estudo, entre janeiro de 2023 e maio de 2025, os bancos foram réus em 1,2 milhão de processos distribuídos em cinco tribunais dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Mais de 200 milhões de brasileiros têm algum tipo de relacionamento com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o número de contas bancárias ativas é superior a 1,2 bilhão.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.