*Gerou especulações em Brasília e na Faria Lima a reunião do banqueiro André Esteves (foto/reprodução internet), do BTG Pactual, no Palácio do Planalto, com o chefe de gabinete do presidente Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como “Marcola”. Nada foi informado sobre o encontro que foi confirmado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. O que a Secom teria revelado é que, em nenhum momento, André Esteves e Marcola discutiram qualquer assunto relativo ao ministro Alexandre de Moraes ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nem o banqueiro teria pedido qualquer audiência com o presidente Lula.
*A Mesa da Câmara dos Deputados, decidiu nesta sexta-feira (8) encaminhar à Corregedoria Parlamentar as denúncias envolvendo as condutas de parlamentares que obstruíram o plenário nos dias 5 e 6 de agosto. A medida foi tomada em reunião extraordinária da Mesa, segundo nota divulgada pela Secretaria-Geral. A decisão ocorre após protestos e atos de ocupação e obstrução no plenário, que interromperam os trabalhos da Casa nesta semana. O episódio motivou pedidos de apuração por quebra de decoro parlamentar. O presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu indicar a punição do afastamento do mandato por até seis meses para os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Camila Jara (PT-MS).
*A Inteligência Artificial (IA) começa a impactar o consumo. É o que mostra a Pesquisa E-commerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados já utilizam ferramentas como ChatGPT e Gemini para pesquisar produtos e outros 26% afirmam que foram motivados a comprar por vitrines personalizadas por IA. Ainda segundo a pesquisa, apenas 39% dos entrevistados dizem que a IA melhora a experiência de compra enquanto 23% confessam ter desconfiado ao descobrir que a descrição de um produto havia sido gerado por um robô.