*O Senado marcou para iniciar nesta quarta-feira (13) a sabatina das 39 indicações para tribunais, agências reguladoras e conselhos. Após meses de negociações, o governo conseguiu costurar um acordo para destravar algumas divergências com indicações para as agências reguladoras, entre elas a de Guilherme Rodrigues da Rocha Sampaio, indicado para a diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem apoio do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O governo, porém, avalia que pelo menos um de seus indicados, poderá ser rejeitado: Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás e Bicombustíveis do Ministério das Minas e Energia, indicado para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, apadrinhado pelo ministro Alexandre de Silveira (foto/reprodução internet). Ambos serão sabatinados pela Comissão de Infraestrutura (CI).
*O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (11) que gostaria que mais mulheres ocupassem cargos na autarquia. Segundo ele, esse é um dos pontos que dificulta uma melhor avaliação do BC em questões como a diversidade, e acrescenta que “o Banco Central ficou muito tempo sem concurso. A gente teve um processo agora e, conforme tivermos novos entrantes, a gente vai conseguir ter uma representatividade”. Ele ressaltou que a diretoria que trata desse tema é a de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, hoje ocupada por uma mulher, Izabela Correa, a quem se referiu como “fantástica”.
*O Instituto Cervantes em Belo Horizonte promove no próximo dia 16 (sábado) o evento Jornada de Portas Abertas, marcando a reinauguração de sua sede, que passou por uma completa reforma. A programação do evento, com entrada gratuita, inclui sorteio de quatro bolsas de estudo, uma integral e três com 50% de desconto, e outros brindes especiais. Quem se matricular no dia ainda garante 20% de desconto. Inclui uma aula gratuita em espanhol e outra voltada ao Exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), preparado e gerido pelo próprio Instituto Cervantes no Brasil. Haverá também apresentação do violonista Micale Pancrácio, mostrando um repertório com influências do flamenco, degustação de tortilha de batatas e de outras comidas e bebidas típicas da Espanha.