*O ministro Antonio Anastasia (foto/reprodução internet), do Tribunal de Contas da União (TCU), defendeu uma mudança de postura do Estado brasileiro, que para ele deve deixar de ser provedor para assumir o papel de regulador e indutor de investimentos. Para Anastasia, só assim as concessões e as parcerias público-privadas (PPPs) poderão se tornar instrumentos mais efetivos para o crescimento do país e para a melhoria dos serviços prestados à população. A fala do ministro aconteceu durante o Encontro Técnico de Fiscalização em Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações (CT-PPP).
*Diante da expectativa de que poderá ocorrer ainda nesta semana um eventual encontro do presidente Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, interlocutores do Planalto afirmam que Lula já teria traçado uma estratégia para a conversa entre eles. No lugar de brigar apenas pela suspensão do tarifaço, Lula vai pedir a Trump para retirar as sanções impostas a Alexandre de Moraes e sua esposa, no âmbito da Lei Magnitsky. O petista também quer tratar prioritariamente do cancelamento dos vistos de outros ministros e demais autoridades de seu governo e aliados. Lula sabe, porém, que será difícil obter qualquer vantagem sem ceder a alguma exigência de Donald Trump, como, por exemplo, o fim da perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados. Em troca, o governo brasileiro estaria disposto a oferecer ao governo dos Estados Unidos a exploração das terras raras do Piauí.
*Os políticos nunca perdem uma oportunidade para expor suas sutilezas. Foi o que fez o presidente Davi Alcolumbre (União-AP), ao postar uma foto sua ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB, em meio às especulações de que as relações entre os dois estariam estremecidas com a tramitação da PEC da Blindagem. “Já no Supremo Tribunal Federal, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, meu amigo Hugo Motta, para a posse do ministro Edson Fachin na presidência da Corte”, escreveu na legenda da imagem publicada nas redes sociais. A PEC da Blindagem, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados com ampla margem de votos, no Senado foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).