*O União Brasil decidirá nesta quarta-feira se expulsa o ministro do Turismo, Celso Sabino (foto/reprodução internet), por infidelidade partidária. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou a data da deliberação em sua conta oficial no X. Caiado disse que o correligionário tem “reiterada infidelidade partidária”. Segundo o governador, a cúpula do União Brasil também discutirá a dissolução do diretório da legenda no Pará, que está sob a presidência de Sabino.
* O número de filiados a partidos políticos no Brasil caiu em setembro pelo sexto mês consecutivo, segundo dados divulgados pelo TSE. Na comparação com março, houve uma redução de 179,3 mil pessoas associadas às 29 legendas registradas no país. Ao todo, são 16,1 milhões. O MDB, que tem a maior quantidade de filiados (2,037 milhões), foi também o que mais perdeu nesse período (24,7 mil). Já o que mais ganhou nesses seis meses foi o Novo. Com 4,6 mil filiados a mais, o partido cresceu 7,2%, chegando a quase 70 mil adeptos.
* O presidente da recém-criada Frente Parlamentar em Defesa das Terras Raras Brasileiras, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), vai organizar missões externas de fiscalização das operações de empresas estrangeiras que atuam na extração desses materiais nos estados do Pará, Goiás e Minas Gerais. Segundo o parlamentar, “precisamos saber a quantas andam os cuidados com o meio ambiente e fazer valer o que as terras raras podem trazer de bom para o Brasil’.