*Aprovado na Câmara dos Deputados, o PL Antifacção agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (foto/reprodução internet), PSD-BA, considerou o texto aprovado do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) “melhorado”, mas com pontos críticos que precisam ser revistos: a retirada dos recursos de arrecadação da Polícia Federal e transferidos aos Estados e a falta de um dispositivo mais claro para identificar chefes de organizações criminosas e permitir o confisco imediato de bens, imóveis e patrimônio ligado ao crime organizado. Para o senador, o combate às facções só será eficaz quando houver rigor no rastreamento financeiro.
*Pesquisa da Reuter/Ipsos aponta que o índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 38%, a mais baixa desde seu retorno ao poder, com os americanos insatisfeitos com sua gestão, ao alto custo de vida e a investigação sobre o f criminoso sexual Jeffrey Epstein. A pesquisa realizada em todo o país também ocorre em um momento em que o controle de Trump sobre o Partido Republicano mostra sinais de enfraquecimento. Trump começou seu segundo mandato com 47% dos norte-americanos e a queda nas pesquisas desde janeiro deixa sua popularidade geral próxima dos níveis mais baixos observados durante seu primeiro mandato e perto dos índices mais fracos de seu antecessor democrata na Casa Branca, Joe Biden, cuja popularidade caiu para 35%. .
*Continua causando especulações sobre seu custo e patrocínio a celebração do aniversário do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, candidato à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que reuniu representantes dos Três Poderes, ministros, magistrados e políticos no Amado, um dos restaurantes mais caros de Salvador (BA). Com direito a show de Ivete Sangalo, que saudou o aniversariante com um “Nosso presidente”, o evento acabou sendo batizado de “showcomício”, já que dez dias depois, o desembargador foi eleito presidente do TJBA para o biênio 2026–2028. A votação ocorreu nesta quarta-feira (19/11), com participação de 63 desembargadores. Rotondano recebeu 32 votos. A posse está prevista para fevereiro de 2026.











