Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O ministro Teori Zavascki (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), remeteu nesta segunda-feira para o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, as investigações relativas ao sítio em Atibaia (SP) e ao triplex em Guarujá (SP), atribuídos ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Na decisão, Teori também anulou gravação do ex-presidente com a presidente afastada Dilma Rousseff. Em março deste ano, Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas de Lula e divulgou conversas dele com Dilma. A conversa entre os dois, a respeito do termo de posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, foi feita quase duas horas depois de Moro mandar a Polícia Federal suspender as interceptações do petista.

 

*De hoje (terça-feira) até o próximo sábado (18), no Museu Abílio Barreto, acontece o 6º Seminário sobre Imigração Italiana. Dentro da programação, no dia 17 (sexta-feira), às 19h será lançado o livro “A história (quase verdadeira) do Soldado Desconhecido”, do historiador Emílio Franzina. O seminário é uma realização do Comitato degli Italiani Al Estero e do consulado da Itália em Belo Horizonte.

 

*A pedido da família, o ex-governador de Minas, Rondon Pacheco, de 96 anos, foi transferido para Uberlândia nesse domingo (12) e está internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital UMC – Uberlândia Medical Center. Ele estava internado no Hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro. Boletim médico divulgado informa que o quadro de saúde do ex-governador “é estável, porém ainda inspira cuidados intensivos”.

 

*A partir do próximo dia 22 (quinta-feira), o Sesc Paladium recebe a exposição “Arte e política no acervo do MAP”. Apresentada pela Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte da Pampulha, a coletiva pretende investigar e discutir a relação entre política e arte. Além da exposição, constam da programação intervenções artísticas, um seminário com duas mesas redondas sobre os temas, além do lançamento de um catálogo juntamente com uma “Conversa com Artistas”. Aberta ao público até 31 de julho, a mostra conta com 24 obras, todas do acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP), sob a curadoria de Marilia Andrés Ribeiro, historiadora da arte e pesquisadora da UFMG.

 

*O livro “O Tribunal Penal Internacional – Comentários ao Estatuto de Roma”, coordenado pela juíza do Tribunal Penal Internacional, Sylvia Helena Steiner, e pelo presidente do Centro de Direito Internacional (Cedin), professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, será lançado no dia 28 de junho (terça-feira), das 19h às 22h, no auditório do Edifício do Cedin, no bairro Funcionários. A publicação reúne comentários de mais de 90 autores de diferentes nacionalidades sobre os artigos do Estatuto de Roma, que estabelece um conjunto de regras e princípios gerais do Tribunal Penal Internacional.

 

*Por iniciativa do deputado Isauro Calais, o colunista Cesar Romero, de Juiz de Fora, será homenageado pelos 40 anos de colunismo, amanhã, na Comissão de Cultura da Assembleia. A noite Cesar Romero será recebido pelo advogado Decio Freire em sua casa do Vale do Sereno. De Juiz de Fora vem um grupo de amigos do homenageado.

 

*Na internet a pergunta do dia foi sobre a permanência de Dunga como técnico da seleção brasileira, após o vexame de domingo. O Brasil ficou fora da Copa América após ser derrotado pelo Peru.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.