Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*Em Brasília a versão é que o peemedebista mineiro Leonardo Quintão (foto) quer mesmo é ser ministro do Turismo, substituindo Henrique Alves, que deixou o cargo após o ressurgimento de acusações de corrupção contra ele. A insistência de Quintão em se dizer candidato a prefeito de Belo Horizonte seria apenas uma forma de buscar apoio do diretório mineiro à sua pretensão de virar ministro. É que os peemedebistas estão mais propensos em bancar o nome do desconhecido Rodrigo Pacheco, federal de primeiro mandato, para tentar vencer a disputa na capital.

 

*O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a instalação da CPI da UNE na Câmara, que tem como objetivo investigar supostas irregularidades no uso de recursos por parte da União Nacional dos Estudantes (UNE). A comissão parlamentar de inquérito teve origem em um requerimento do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). A criação foi autorizada pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dia antes de ter o mandato de deputado suspenso pelo Supremo. A instauração da comissão, porém, foi paralisada sob a gestão de Waldir Maranhão (PP-MA), que é vice-presidente da Câmara e assumiu interinamente. A sessão para fazer a instalação chegou a ser marcada duas vezes, mas acabou cancelada logo em seguida nas duas ocasiões.

 

*A empresa brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB) exportará urânio enriquecido pela primeira vez. A empresa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, firmou acordo com a estatal argentina Combustibles Nucleares Argentinos (Conuar), que prevê o envio de quatro toneladas de pó de dióxido de urânio para a carga inicial de abastecimento de um reator nuclear localizado na cidade de Lima, ao norte de Buenos Aires. O contrato, no valor de US$ 4,5 milhões, foi assinado em junho. Enriquecido na fábrica da INB em Resende (RJ), o produto ainda precisa de autorização da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis do ministério e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para completar o processo de exportação, o que deve ocorrer até o fim deste ano. As 4 toneladas serão divididas em três lotes, com teores de enriquecimento de 1,9%, 2,6% e 3,1%.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.