*O juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Federal Criminal em São Paulo, aceitou ontem denúncia contra o ex-ministro Paulo Bernardo e mais 12 investigados na Operação Custo Brasil. Com a decisão, todos os acusados viraram réus e vão responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação, Paulo Bernardo (foto) recebia recursos de um esquema de fraudes no contrato para gestão de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento.
*Vanessa Grazziotin reclamou do resultado da votação do relatório do senador Anastasia, dizendo na TV Senado que a maioria impôs sua vontade na comissão do impeachment. Fico aqui pensando com os meus botões: será que uma senadora não sabe como funciona uma democracia? Ficaria muito esquisito a minoria vencer… Às vezes até acontece, mas é muito raro.
*O professor emérito e ex-ministro do Planejamento, Paulo Haddad ministrará a aula inaugural do segundo semestre da Escola de Veterinária, na próxima segunda-feira, às 17h, no auditório da unidade. Paulo Haddad vai discutir saídas para a crise econômica que o país enfrenta e propor uma reflexão sobre a importância do agronegócio para a economia brasileira, além de destacar o potencial das pesquisas na área da medicina veterinária para o incremento do setor.
* As idas e vindas do governo provisório vão se tornando uma rotina, mas a paciência do mercado com esse jogo de empurra está reduzindo. Ainda assim, estamos em melhor situação do que aquela verificada no governo passado. Mas isso, por si só, não basta.
*O Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e Sofia Miranda Rabelo Advocacia & Consultoria promovem, no próximo dia 10 , o segundo Almoço Palestra de 2016 com a escritora e magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Andrea Pachá. A palestrante abordará o tema “A vida não é justa”, em que expõe seus dez anos de experiência na Vara de Família no Rio de Janeiro. Será, às 12h, no Automóvel Clube de Minas Gerais.
*De volta a BH, depois de conquistar o terceiro lugar em festival realizado na Espanha, o Ars Nova-Coral da UFMG, se apresenta nesta sexta-feira, às 20h30, no Teatro Francisco Nunes, durante as comemorações dos 28 anos do coral mineiro Madrigal Scala. Outros cinco grupos participam das celebrações que se estendem até o dia 7 (domingo), no I Encontro de Corais de Belo Horizonte, também no Francisco Nunes.
*Será lançado, no próximo dia 18 , na Tokyo 2020 Japan House, no Rio de Janeiro, o “Japan Online Media Center (JOMC)”, organizado pela Japan National Tourism Organization (JNTO) O evento contará com uma apresentação sobre o setor de turismo japonês, seguido pela introdução da JOMC, uma plataforma online para a distribuição de material visual sobre o Japão para o uso da imprensa, com um acervo de mais de 7.000 fotos e vídeos. Durante o lançamento, haverá degustação de saquê e sushi preparados pelo renomado chef japonês Shinya Koike.