*O ministro Teori Zavascki (foto), relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente Lula da Silva, que questionava a atuação do juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso no Paraná. Desta vez, os advogados argumentavam que Lula é alvo de apurações sobre os mesmos fatos no Supremo e em Curitiba, e pediram que três inquéritos que estão sob condução de Moro fossem suspensos e enviados à Suprema Corte. Conforme a reclamação protocolada, nas investigações no Paraná Lula é tratado como “arquiteto” do esquema criminoso que atuava na Petrobras. Em pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que Lula seja incluído no inquérito no STF que investiga se existiu uma organização criminosa na Petrobras, a defesa afirmou que o procurador disse que o esquema “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse”. Só uma pergunta: porque Lula insiste tanto em fugir do Juiz Moro.
*De 22 a 25 deste mês acontece em Pará de Minas a Festa do Frango e do Suíno, com muitos shows e comida típica. A cidade é grande produtora de frango e suínos.
*Na pauta do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira o julgamento do recurso contra a autorização de prisão de réus condenados em 2ª Instância. O recurso pede a inconstitucionalidade da medida, autorizada pelo próprio STF, alegando que o cumprimento da pena só pode ser iniciado após trânsito em julgado da sentença. Para muitos a proibição será a sentença de morte da Lava Jato.
*Um grupo de militantes de movimentos sociais (?) fez, ontem, a lavagem de escadarias da Câmara Municipal de BH. Diziam que protestavam contra a corrupção. Melhor seria falar a corrupção nas urnas, em outubro.