Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O juiz Sérgio Moro vai interrogar na quarta-feira a jornalista Cláudia Cru, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, que presidiu a Câmara Federal e que aceitou o pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Cláudia Cruz (foto) será ouvida sobre as contas que foram abertas em seu nome na Suíça. A suspeita da Força Tarefa da Lava Jato é que as contas foram abastecidas com dinheiro de propina da Petrobras. Em Brasília o receio é que o cerco da Justiça à sua mulher possa leva Eduardo Cunha, hoje preso em Curitiba, a aceitar um acordo de delação premiada.

 

*Nesta segunda, será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. Hoje, a lua estará 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu – que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034. A superlua, contudo, não será no momento do perigeu, que ocorrerá às 9h21 (horário de Brasília). O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será às 11h54 – nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra. Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses, a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.

 

*A comissão especial do Senado que analisa as dez propostas contra a corrupção, sugeridas pelo Ministério Público Federal e que se transformou em projeto de iniciativa popular, deve votar na quarta-feira o relatório do senador Ônyx Lorenzoni. Um dos pontos mais polêmicos da proposta é a criminalização do uso de caixa 2 em campanhas políticas.

 

*Enquanto a maioria dos países do mundo enfrenta problemas de superlotação no sistema carcerário, a Holanda vive a situação oposta: gente de menos para trancafiar. Nos últimos anos, 19 prisões foram fechadas e mais deverão ser desativadas em 2017, obedecendo a um decréscimo agudo da população carcerária. Já no Brasil…

 

*Pouco conhecida pela maioria da população, a medicina nuclear é hoje fundamental para o diagnóstico de vários tipos de cânceres e doenças do coração. Entretanto, somente 6,3% dos serviços dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) são públicos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) com base no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). O tema foi abordado nesse final de semana, durante o 2º Fórum dos Pacientes do 30º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear.

 

*O PSB já está amarrando apoio ao governador Geraldo Alckmin, do PSDB, em 2018. A estratégia dos socialistas é apoiar Alckmin para presidente da República e, em troca, ter o apoio do “tucano” a seu vice, Márcio França, em São Paulo. França deve assumir o governo paulista com a desincompatibilização de Geraldo Alckmin e, no cargo, disputar a reeleição. Em Minas deu certo com Anastasia que substituiu Aécio.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.