Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou suspeitas de irregularidades em 41,8% das doações feitas por pessoas físicas para candidatos nas eleições municipais de outubro deste ano. De acordo com levantamento divulgado ontem pelo tribunal, houve indícios de irregularidades em aproximadamente 403 mil das 965 mil doações. O levantamento foi feito por uma força-tarefa criada pelo TSE pelo ministro Gilmar Mendes (foto), para intensificar a apuração das prestações de contas dos candidatos. Por meio do cruzamento de dados com a ajuda de técnicos da Receita Federal, foram identificadas doações de pessoas que recebem benefícios do Bolsa Família e doadores desempregados.

 

*O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki disse ontem que vai trabalhar durante o recesso da Corte para analisar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht que chegaram na manhã de ontem ao tribunal. As férias dos ministros começam hoje, e os trabalhos serão retomados na primeira semana de fevereiro. “Vamos trabalhar. Nós vamos seguir, não examinei o material, mas vamos seguir o que a lei manda. Em face dessa excepcionalidade, nós vamos trabalhar”, disse o ministro, após a última sessão deste ano, realizada ontem pela manhã. O ministro disse que ele, seus juízes auxiliares e os servidores do gabinete vão trabalhar durante o recesso para fazer a análise das delações para que o material possa estar pronto para ser homologado em fevereiro. Sobre as críticas recorrentes de demora da Corte em analisar processos penais, Teori disse que “seu trabalho está em dia”.

 

*O ex-faz-tudo da ex-presidente Dilma, o petista Anderson Dornelles virou uma espécie de consultor político do deputado federal Luis Tibé (PT do B-MG). Ele circulou no Congresso ao lado do parlamentar nas últimas sessões da Casa. O deputado diz que a consultoria de Dornelles é voluntária em razão da amizade que existe entre os dois. Dornelles foi acusado de receber valores da Odebrecht em delação de ex-executivo da empresa. A informação está no Expresso, de Murilo Ramos na revista Época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *