*Por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão do ex-ministro Antonio Palocci (foto) pela Operação Lava Jato. Os ministros da Quinta Turma entenderam que a prisão preventiva de Palocci, decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, é necessária para garantia da ordem pública e combater o atual quadro de “corrupção sistêmica e serial”. Palocci e mais 14 pessoas são réus em uma ação penal relatada por Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba. Todos são acusados dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
*O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, pretende que o seu inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) seja retirado das mãos do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, e redistribuído para outro magistrado. Os advogados que apresentaram a questão de ordem no inquérito de Nunes, são os mesmos que já pediram a redistribuição das investigações sobre o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Eles foram citados por delatores da empresa Odebrecht, como envolvidos em casos de corrupção. Os advogados alegam que as citações não estão relacionadas com a Lava Jato, que apura desvios na Petrobras, motivo pelo qual não poderiam seguir sob a relatoria de Fachin.
*Na Bahia, 17 servidores estaduais são suspeitos de acumular cargos públicos no estado de Minas Gerais. Os casos foram identificados e divulgados ontem pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) na Operação Estados, realizada em conjunto com a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Um dos casos identificados é o de um agente penitenciário lotado em Salvador, que acumula o cargo de investigador de polícia no município de Águas Vermelhas, em Minas Gerais. A identificação levou o estado a investigar outros casos considerados suspeitos já que, pela legislação, o acúmulo de funções no setor público não é permitido.
* Vão até o dia 30 de abril as votações para a categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo. Essa é a única categoria que recebe indicações da sociedade, pela internet. A categoria Cidadania tem por objetivo destacar pessoas e ações sociais que contribuem para melhorar a qualidade de vida e para mudar a realidade em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa da TV Globo Minas, jornal O Tempo, Fundação Dom Cabral (FDC) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
*As arquitetas Lígia Jardim e Fernanda Sperb, depois de um período traçando caminhos paralelos, resolveram se unir e abriram o escritório Jardim & Sperb Arquitetura & Interiores.
*Divinópolis vai sediar no próximo dia 25 o “Startup Day”. O evento acontecerá, a partir da 17h15, no Campus Dona Lindu (CCO) e terá a apresentação de startups que estão participando dos programas de aceleração da FIEMG Lab, a BioStartup Lab e a InovAtiva Brasil.