Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que não há necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para abertura de ação penal contra governadores. O placar do julgamento foi 9 a 2. Com isso, bastará ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) – instância responsável por processar governadores por crimes – aceitar uma denúncia do Ministério Público contra o governador para torná-lo réu. O STF decidiu também que a aceitação da denúncia não implica no afastamento automático do governador. Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes (foto) afirmou que a exigência de autorização do Legislativo blinda os governadores praticamente impedindo que sejam processados por crimes comuns. Nas delações da Lava Jato já apareceram os nomes de nove governadores.

 

*O comércio varejista de material de construção vendeu em todo o país 15% menos em abril em relação a março, mas, no acumulado desde janeiro, o setor ampliou os negócios em 3%. Nos últimos 12 meses, houve queda de 8%. Os dados são de pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que apurou o desempenho de 530 lojistas nos últimos cinco dias de abril. Comparado com abril de 2016, o resultado é de estabilidade, segundo a entidade. Em nota, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, atribuiu o recuo sobre março à concentração de feriados em abril. Ele acrescentou que, tradicionalmente, esse período é de vendas mais modestas.

 

*Apenas 1814 dos mais de 5 mil municípios brasileiros são atendidos pela tecnologia 4G. O alerta foi feito nessa quarta-feira pelo senador Jorge Viana (PT-AC), em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Ainda segundo o parlamentar, 575 cidades sequer são atendidas pelo sistema 3G, o que, a seu ver, deixa essas populações excluídas do mundo digital.

 

*A ex-atriz e ativista dos direitos dos animais, Brigitte Bardot, pede aos franceses que não votem no centrista à presidência da França, Emmanuel Macron, acusando-o de ser a favor dos caçadores e pecuarista. Segundo Bardot “o projeto do sr. Macron sobre os animais é mortal e escandaloso…. Ele está com os fazendeiros e caçadores, e contra as associações de defesa dos animais, que lutam com dificuldades contra os lobbies que parecem ter todos os poderes sobre este candidato”, disse Bardot, aos 82 anos.

 

*O juiz Carlos Roberto Loiola, da Comarca de Belo Horizonte, foi o ganhador do IV Prêmio Literário Carlos de Oliveira, concedido pela Câmara Municipal de Catanhede, em Portugal, pelo livro ‘O Caçador de Orquídeas: os enigmas dos táxons capiaus e a charada do bicho-de-sete-cabeças’. A obra, primeiro romance escrito pelo magistrado, concorreu com o pseudônimo de “A estrambótica aventura do Senhor Martius Von Gloeden”, no intuito de evitar que o autor fosse previamente conhecido do júri.

 

*A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e a Usiminas inauguraram nessa quarta-feira as novas instalações do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. No total, foram investidos R$ 25 milhões na estruturação da primeira unidade de Oncologia Pediátrica do Leste de Minas, na ampliação e modernização da Unidade de Oncologia e do Centro de Terapia Renal Substitutiva, e na criação do Centro de Reabilitação e da Casa das Mães. Hoje, o HMC é referência para 35 cidades do Vale do Aço e região, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde, de convênios e da Usisaúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *