Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ex-ministro Guido Mantega (foto) reconheceu à Lava-Jato que possui uma conta não declarada no exterior, mas diz que nela nunca foram depositados valores indevidos. Mantega alega que a conta foi aberta para receber o valor de 600 mil dólares da venda de um empreendimento imobiliário, de herança do seu pai. Para colaborar com as investigações, ele abriu mão de todo seu sigilo bancário, mostrando que o depósito aconteceu antes de se tornar ministro. Na petição feita pelo advogado Fabio Tofic, o ex-ministro diz que não espera “perdão nem clemência pelo erro que cometeu ao não declarar a conta”. Mantega é acusado de administrar o caixa2 do PT.

 

*O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou ontem que o governo tenha preparado um plano B para viabilizar a reforma da Previdência, diante do atraso na análise da proposta pelo Congresso. Segundo Meirelles, que participou nessa segunda-feia de fórum realizado pela revista Exame para discutir as mudanças na aposentadoria, o governo foi surpreendido pela notícia de um plano B publicada por jornais. “Não é real. Eu próprio fui surpreendido pela notícia no jornal. O Marcelo (Caetano, secretário da Previdência) também. Todos fomos surpreendidos. Ninguém tinha ouvido falar isso”, disse.

 

*Quem cai primeiro, Temer ou Renan? Apesar da probabilidade do senador Renan Calheiros ser substituído nesta terça-feira, durante a reunião da bancada na Casa, segundo a Coluna Estadão, Renan tem declarado a aliados que Temer sairá do governo antes de ele ser destituído da liderança.

 

*Pela primeira vez, a Associação Comercial do Rio de Janeiro será presidida por uma mulher com a eleição da empresária Ângela Costa nessa segunda-feira. A empresária, ex-presidente da Firjan, disputou a eleição com o empresário Paulo Protásio, que tentava a reeleição.

 

*No próximo dia 3 de junho, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vai se apresentar ao ar livre, às 20h, em Nova Lima. Trata-se da primeira turnê estadual do grupo neste ano, que inclui ainda apresentações com patrocínio da AngloGold Ashanti em Sabará, no dia 29 de julho; em Caeté, em 26 de agosto; e em Santa Bárbara em 2 de setembro. Sob a regência do maestro Marcos Arakaki, a Filarmônica irá apresentar, entre outras obras, Pompa e Circunstância: Marcha nº 1, de Elgar; A danação do Fausto: Marcha Húngara, de Berlioz; Rosamunde: Abertura, de Schubert; Tik-Tak Polka, de J. Strauss Jr.; e Condor: Abertura, de Carlos Gomes.

 

*O Prof. Fernando de Pilla Varotti, da Universidade Federal de São João Del Rei ( UFSJ) foi escolhido Pesquisador do Ano – 2016, pela rede de pesquisadores em biotecnologia e biociências Biotech-Space, na categoria Pesquisador Pleno. O Prêmio visa promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que, com suas pesquisas, tenham contribuído de forma relevante para a sociedade.

 

*Servidor só pode receber o piso da categoria se o orçamento público comportar esse gasto. Com essa tese, o Tribunal Superior do Trabalho negou provimento aos embargos de um engenheiro químico da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que pretendia receber o piso salarial da sua categoria profissional. No entendimento majoritário da subseção que julgou o caso, a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, ainda que se trate de contratação sob o regime celetista, como no caso, necessita de dotação orçamentária, como previsto na Constituição Federal. Os embargos do engenheiro chegaram à seção especializada com decisão desfavorável da 2ª Turma do TST, que entendeu não se aplicar aos servidores públicos celetistas das esferas federal, estadual ou municipal os salários profissionais previstos em leis de alcance geral, para regular as relações de trabalho no setor privado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *