Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O PT elegeu, ao final de seu encontro nacional, em Brasília, a senadora Gleisi Hoffmann (PR) como nova presidente da legenda. A parlamentar, que era a favorita na disputa, substituirá Rui Falcão. É a primeira vez que o partido tem uma mulher na presidência. Apoiada pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – da qual faz parte o ex-presidente Lula da Silva – Gleisi foi eleita por 367 (61%) dos 593 votos. Ela disputou o cargo com o senador Lindbergh Farias (RJ), que recebeu 226 votos (38%), e o militante José de Oliveira, que não recebeu votos. A nova presidente da sigla responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Ré na Lava Jato, Gleisi (foto) é acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por pedir e receber, segundo o Ministério Público, R$ 1 milhão desviado do esquema na Petrobras. A nova presidente nacional do PT foi citada ainda por três delatores da Odebrecht, eles relataram pagamentos feitos a pedido do marido dela, Paulo Bernardo, quando ele era ministro dos governos Dilma e Lula.

 

*O proprietário da construtora OAS, Leo Pinheiro, e o executivo da empresa Paulo Gordilho não precisaram nem fechar um acordo de delação premiada para conquistar benefícios junto ao Ministério Público Federal. O fato de terem “prestado esclarecimentos espontaneamente” é o suficiente para que tenham a pena reduzida pela metade, defendeu o MPF nas alegações finais no processo em que ambos respondem, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro. Para os procuradores da “lava jato”, como os empresários confessaram os crimes praticados e contaram detalhes “acerca da responsabilidade de coautores e partícipes nos crimes”, ambos merecem tratamento diferenciado em relação aos outros cinco réus no processo. A entrega de provas documentais sobre os acontecimentos, que não eram de conhecimento das autoridades públicas, também pesou na decisão, segundo as justificativas apresentadas pelo MPF.

 

*A cidade de São Paulo terá um grande festival com várias bandas e artistas consagrados neste domingo, exigindo eleições “Diretas Já” no Brasil. O evento acontecerá no Largo da Batata a partir das 11h com a participação de Criolo, Mano Brown, Péricles, Emicida, Tulipa Ruiz, Maria Gadú, Rael, Otto, Simoninha, Acadêmicos do Baixo Augusta e Tarado Ni Você. A organização é do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *