Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Uma ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu que 56.477 processos judiciais de réus que se encontravam presos sem condenação – os chamados presos provisórios – tivessem finalmente um desfecho. No primeiro quadrimestre do ano, o esforço de magistrados e servidores dos 27 Tribunais de Justiça (TJs) para acelerar o julgamento desses processos resultou na condenação de 36.797 e na absolvição de 4.621 presos provisórios, bem como na revogação de outras 21,7 mil prisões. A ação faz parte do projeto “Choque de Justiça”, implantado pela ministra Cármen Lúcia (foto), presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de regularizar a situação de presos perante a lei e evitar o agravamento do quadro de superlotação dos presídios

 

*As importações chinesas de minério de ferro subiram 5,5% em maio em relação ao ano anterior, recuperando-se de uma mínima de seis meses em abril, com usinas do maior país siderúrgico do mundo adquirindo mais matéria-prima após fortes lucros. As importações de minério de ferro no mês passado atingiram 91,52 milhões de toneladas, de acordo com dados da Administração Geral de Alfândega, ante 86,75 milhões de toneladas um ano antes e 82,23 milhões de toneladas em abril, o menor desde outubro de 2016. Os analistas disseram que o total ainda estava próximo de máximas históricas, já que as usinas continuam a produzir grandes volumes de aço para aproveitar boas margens.

 

*As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam amanhã (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

 

*A força-tarefa da Operação Lava Jato denunciou ontem os ex-gerentes da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, Edison Krummenauer e Maurício Guedes, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia também inclui os empresários Luis Mario da Costa Mattoni, Marivaldo do Rozario Escalfoni e Paulo Roberto Fernandes, administradores da Andrade Gutierrez, Akyzo e Liderrol, respectivamente. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), eles atuaram em um esquema criminoso na área de gás e energia da Petrobras que levou ao desvio de mais de R$ 150 milhões. Os ex-gerentes teriam sido responsáveis por fornecer informações privilegiadas às empresas indicadas por Escalfoni e Fernandes que assim venciam as licitações.

 

*Quinze dias depois da cassação do mandato do deputado Paulo Maluf e de sua condenação a 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro, pelo Supremo Tribunal Federal, a Mesa Diretora da Câmara ainda não recebeu a notificação do STF para afastar Maluf. Enquanto isto, Maluf tem sido visto leve, livre e solto circulando pelo Congresso.

 

*Neste Brasil brasileiro tem alguém que duvide que o Michel Temer vai permanecer no poder?

 

*O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), marcou para a próxima terça-feira (13) a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Eleição Direta. A oposição concordou com a data agendada por Pacheco e retirou os requerimentos que obstruíam os trabalhos.

 

*O número de trabalhadores com carteira assinada, na construção civil em Minas Gerais, em abril de 2017 era 269.840. Em abril de 2016, o número de trabalhadores com carteira assinada no estado era de 298.055. Isso significa que, nos últimos 12 meses, o setor perdeu, somente em Minas, 28.215 vagas com carteira assinada.

 

*Nesta sexta-feira, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, uma das principais referências da ciência política brasileira, faz conferência sobre o tema “Golpe parlamentar e a politização da Justiça”, a partir das 14h, na Escola de Engenharia da UFMG. O evento integra o ciclo de Seminários Internacionais do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG.

 

*Vão até o dia 30 de junho as inscrições para o Prêmio Literário Ferreira Gullar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *