Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O presidente Temer reuniu-se ontem, no Palácio do Jaburu, com os ministros Eliseu Padilha (foto), da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência, para uma análise da conjuntura política e dos detalhes da viagem presidencial à Rússia e Noruega. Temer que ontem gravou um vídeo a ser colocado hoje nas redes sociais, explicando as razões da viagem, quer deixar tudo bem acertado para que não haja atritos políticos durante os cinco dias que estará no exterior.

 

*O Itamaraty divulgou nota ontem para manifestar solidariedade às famílias das vítimas do incêndio florestal ocorrido na região de Leiria, no centro de Portugal. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas, mas ressaltou que o órgão e o Consulado-Geral em Lisboa estão à disposição para prestar informações e esclarecimentos aos cidadãos. O incêndio florestal na região central de Portugal começou na noite de sábado (17), e os bombeiros praticamente controlaram as chamas nesse domingo. Ao menos 61 pessoas morreram, entre eles 30 que ficaram presos no interior de seus veículos.

 

*A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 773/17 tem reunião marcada para esta terça-feira para discutir e votar o relatório do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG). A medida provisória autoriza estados, Distrito Federal e municípios que não cumpriram o limite constitucional de gastos com educação no ano passado a compensarem a diferença até o final deste ano, desde que os recursos compensatórios venham da Lei de Repatriação de Ativos. Apesar de tratar dos dois tipos de entes federados, o foco da MP 773 são os municípios, onde o problema do não cumprimento do limite foi detectado.

 

*No Japão, agora é crime apanhar cogumelos em reserva florestal, copiar partituras musicais, sentar-se na calçada para protestar contra a construção de um condomínio, fazer corridas de barco sem licença, usar selos falsos… a lista é enorme: são 277 novos crimes, criados por uma lei aprovada a toque de caixa pelo Congresso do país, para combater o terrorismo e, ao mesmo tempo, garantir a segurança Olimpíadas de 2020, que serão disputadas em Tóquio. No projeto de lei original, cujo nome era “Conspiração Criminal”, a lista continha 676 novos crimes. A lei aprovada, agora com o nome “Preparações contra o Terrorismo e Outros Crimes”, se contentou com 277 novos crimes – ou “atos” que antes não eram criminalizados pela legislação japonesa.

 

*O Sistema FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, por intermédio do Centro Internacional de Negócios – CIN, integrante da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, em parceria com o Sebrae Nacional e unidade regional em Minas, vão realizar amanhã curso para a capacitação: “Desenvolvimento de Coleção e Adequação de Modelagem Internacional”. O objetivo é desenvolver no ambiente empresarial a cultura da exportação e seus requisitos normativos e de adequação de produtos do complexo da moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *