Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Os advogados de Lula pediram nessa quarta-feira que o interrogatório do ex-presidente, no processo que apura suspeitas em relação a um terreno em São Paulo e um apartamento em São Bernardo do Campo, seja presencial e não por videoconferência, como havia sugerido o juiz Sérgio Moro. O ex-presidente responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e o interrogatório está marcado para o dia 13 de setembro. Nesta ação penal o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente de receber como propina um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula (foto) em São Paulo e um imóvel vizinho ao apartamento do petista no ABC paulista. Ao marcar o interrogatório, Moro levantou a possibilidade do interrogatório ocorrer a distância para evitar gastos públicos. Para o interrogatório do ex-presidente, na ação envolvendo o tríplex do Guarujá, a Polícia Militar do Paraná informou ter gasto R$ 110 mil no esquema de segurança. Em síntese, a defesa afirma que o interrogatório presencial é um direito do réu. Para os advogados, a tese de que o depoimento resultaria em gastos desnecessários com segurança não se sustenta, já que o ex-presidente prestou depoimentos em outras cidades, sem a necessidade de esquemas especiais.

 

*Para os enamorados de várias idades e gerações relembrarem essa música cuja letra diz assim: “Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo, mas, mesmo assim, foges de mim…”Esta pérola da música popular brasileira de Pixinguinha está completando um século em 2017. Composta em 1917, a música só foi ganhar a letra de João de Barro, o Braguinha, 20 anos depois, em 1937.

 

* A autobiografia de Dias Gomes, lançada pelo escritor em 1998, pela Bertrand, vai virar filme. O projeto é da filha do escritor Mayra Dias Gomes, que mora em Londres. O título do filme será o mesmo do livro: “Apenas um subversivo”. No livro, Dias Gomes narra suas memórias, desde sua tenra infância na Bahia, aos três anos quando seu pai morreu, até sua morte, em 1995, no Rio de Janeiro.

 

*O Brasil é realmente um país de contrastes. Enquanto 13,5 milhões de brasileiros amargam o desemprego, o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) aprovou um reajuste de 16,7% nos salários dos procuradores da República, atendendo a uma forte reivindicação da categoria. O procurador geral Rodrigo Janot foi um dos que votou a favor do aumento. O impacto será de R$ 116 milhões.

 

*A Escola de Arquitetura da UFMG vai sediar no próximo dia 1º. de agosto (terça-feira) o simpósio brasileiro e internacional de design sustentável, o SBDS+ISSD 2-17,que reunirá pesquisadores, estudantes, profissionais e empresários do design para discutir a relação entre design e sustentabilidade. Em sua sexta edição, os simpósios seguem até o dia 4 de agosto. O evento integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, numa promoção do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *