Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Um dia depois de a Câmara dos Deputados rejeitar a autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer (PMDB), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse nessa quinta que a decisão dos deputados traz estabilidade para o país. “Isso é uma questão da competência da Câmara. O sistema de ‘checks and balances’ (sistema de freios e contrapesos) está funcionando”, disse Gilmar Mendes (foto), depois da sessão plenária do TSE na manhã de ontem. Indagado se a decisão da Câmara traz estabilidade, o ministro foi enfático: “Com certeza. Essas questões têm de ser definidas, porque isso gera instabilidade”. Com Estadão Conteúdo.

 

*Primeiro foi um juiz federal do Distrito Federal que suspendeu, em caráter liminar, a vigência em todo o território nacional, do reajuste dos impostos incidentes sobre os combustíveis. Mais modesto, um juiz da Paraíba tomou a mesma medida, mas com vigência apenas no estado. As duas liminares foram cassadas pelo Tribunal Regional Federal. Agora foi um juiz federal de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, que mandou suspender o reajuste em todo o país. Até quando foi ficar este suspende/retorna?

 

*O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição da Vale Fertilizantes, pela americana Mosaic. O negócio envolveu recursos da ordem de R$2,5 bilhões. A Vale ficará com 11% das ações da Mosaic. O negócio interessa de perto aos mineiros, já que a principal unidade da Vale Fertilizantes fica em Uberaba.

 

*O Departamento de Filosofia da UFMG e o Museu Mineiro promovem, de agosto a outubro, o curso 9+2 Musas para um museu. Dez especialistas vão tratar das artes às quais as musas estavam associadas e de sua ligação com a ideia de museu, e também do estado atual dessas artes e dos espaços educativos. A primeira palestra será feita no próximo dia 10 (quinta-feira), pelo professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras da UFMG, sobre Érato: poesia amorosa. Abertos ao público, os encontros serão às quintas-feiras, das 19h às 20h30, na sala de reuniões do Museu Mineiro.
*O programa “Segunda Musical” recebe, na próxima segunda-feira, os violonistas Fábio Ramos e Marlon Nascimento, ao violão, e Jennifer Pereira, no piano. O concerto será, às 20 horas, no Teatro da Assembleia. No programa, obras de Ronaldo Cadeu, Sergio Assad, Johann Sebastian Bach, Manuel de Falla, Johannes Brahms, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos.

 

*Encerram-se nesta sexta-feir as inscrições para o Concurso de Resenhas Cofecon/Age, em referência aos 200 anos da publicação da obra “Princípios da Economia Política”, de David Ricardo, e dos 150 anos de publicação da primeira edição do livro “O Capital”, de Karl Marx. A realização é do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e da Associação Nacional de Curso de Graduação em Ciências (Age). Podem se inscrever alunos de graduação matriculados em cursos de Ciências Econômicas em instituições de ensino de todo o país. Inscrições pelo site http://resenhas.cofecon.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *