Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin rejeitou nessa segunda-feira adiar o julgamento que decidirá hoje se o senador Fernando Collor (PTC-AL) vira réu na Operação Lava Jato. Ontem a defesa de Collor havia pedido que o julgamento, previsto na pauta da Segunda Turma da Corte, fosse adiado. A defesa do senador argumentou que os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes não estarão presentes à sessão e que, com isso, a Segunda Turma ficará sem dois dos cinco ministros. No pedido, os advogados de Collor argumentaram, ainda, que uma sessão com três ministros pode “comprometer o aprofundamento do necessário debate em torno das teses controvertidas nesse caso”. Ao analisar o caso, Fachin (foto) avaliou que o pedido da defesa de Collor é baseado em “probabilidade”, não na lei. Por isso, ele negou adiar o julgamento, lembrando que, inicialmente, a decisão estava marcada para 8 de agosto e foi adiada por uma semana.

 

*O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o convidado do tradicional Almoço do Empresário, evento realizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que acontece nesta quinta-feira. O evento anfitrionado pela presidente da ACRJ, Ângela Costa, será, às 11h30, na Casa do Empresário, no Rio de Janeiro.

 

*E por falar na ACRJ, o advogado Décio Freire assumiu a presidência do Conselho Jurídico e Estratégico da entidade. Para quem não sabe, seu escritório, o Décio Freire & Associados, que está completando 25 anos de atividades, é uma das bancas mais movimentadas da capital fluminense.

 

*Uma manifestação na Praça da Liberdade vai reunir brasileiros, de 10 horas ao meio dia de hoje, descendentes de sírios e refugiados que vivem em BH para pedirem paz na Síria. O ato, organizado pelo Consulado da República Árabe da Síria, vai contar com apresentações de danças, soltura de balões brancos e outras manifestações culturais. Também será lida uma carta do Papa Francisco, enviada aos organizadores do evento, defendendo a paz no país. “A intenção é promover um ato para chamar a atenção das autoridades, fazer com que nosso grito pedindo paz na Síria seja ouvido em todo o país e até fora. O que vem acontecendo lá é muito cruel. Para se ter uma noção, a população da Síria era de 22 milhões de habitantes, hoje apenas 11 milhões estão morando lá, pois parte da população ou morreu ou se refugiou”, disse Emir Cadar, cônsul da Síria em Minas Gerais.

 

*Mais de 10 mil jovens das paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte são esperados para a 22ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, quando a Igreja Católica celebra, no mundo inteiro, a Assunção de Nossa Senhora. A programação contempla apresentações musicais, momento de oração pela paz na Síria e terço. A peregrinação será concluída com Missa campal presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, em frente à Ermida da Padroeira de Minas Gerais (capela que fica no ponto mais alto do Santuário), às 11h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *