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Blog do PCO

Logística reversa

As entregas por drones fazem parte da logística do futuro: quadricópteros não tripulados entregando pacotes rapidamente às nossas portas, eliminando os tempos de espera e os custos da mão de obra humana. Já fazem também parte do presente: há dezenas de empresas que utilizam este tipo de transporte em entregas e localidades especiais. Principalmente quando a preocupação de urgência ou segurança é grande, como ocorre com remédios, suplementos médicos, documentos, equipamentos muito especiais, mas, ainda, por algum tempo, do ponto de vista puramente econômico, o drone vai perder a competição. A economia da entrega da última milha é baseada na quantidade e no valor transportados, assim como na distância e no tempo de deslocamento. Caminhões e utilitários são e continuarão sendo mais eficientes deste ponto de vista. Muitas entregas em uma área limitada tornam o custo mais barato. E isto não é o que o drone faz. Quanto mais encomendas num local próximo, mais baixo é o custo por encomenda. 

Drones x caminhões 

Os drones podem competir com os caminhões nisso? Não. Um caminhão entrega 100 pacotes e o drone, um. E em relação aos futuros caminhões com direção automática, menos ainda. Mas e se o caminhão fizesse o principal deslocamento do armazém até o destino comum entre as cargas, a partir de onde os drones concluíram as entregas em cada local particular? Os drones vão decolar a partir dos caminhões e levar os pacotes. E estes nem precisarão parar em cada local, nem ir até os destinos finais, nem entrar nas regiões mais congestionadas. Bastaria chegar suficientemente perto, até onde valer a pena, e a partir daí mandar os drones concluírem o serviço. O Brasil só está engatinhando no uso dessas tecnologias, mas sonhar com o seu aprimoramento é algo que não custa. O único problema é que dirão que os caminhões brasileiros com inteligência artificial gostam de delegar suas funções. (Foto reprodução internet)

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