Logo
Blog do PCO

Natal, uma ideia de Deus

Dezembro é o mês em que grande parte do mundo comemora o Natal, o nascimento de Jesus Cristo. Milhões de pessoas se envolvem no clima de festa e alegria em nome de uma tradição que a maioria nem compreende. Afinal, qual o significado original do Natal? Penso que aquela declaração do anjo anunciando aos pastores de Belém o nascimento de Jesus esclarece muito bem esta questão. Ele disse aos pastores: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (Lucas 2.10-14).

O que a Bíblia está dizendo é que o Natal foi uma ideia de Deus. Ele mesmo planejou por que o Natal aconteceria, quando ele aconteceria, como aconteceria e até onde aconteceria. E desde que foi uma ideia de Deus, precisamos descobrir exatamente o que Ele tinha em mente quando do nascimento de Jesus.

A primeira coisa que o anjo disse é que o Natal foi feito prá ser um tempo de alegria e celebração. E como há celebração durante o Natal. As casas são enfeitadas, as famílias se reúnem e bilhões fazem festa ao redor do mundo. No Natal celebramos o fato de que Deus nos ama a ponto de dar a vida de seu único Filho como o maior presente que a humanidade já recebeu. Festejamos o fato de o Deus Criador e Todo-Poderoso, que teria todas as razões para se voltar contra a humanidade em ira e juízo por tanta maldade e injustiças, não está com raiva e nem contra nós, pelo contrário. Deus é por nós, é a nosso favor.

Por isso mesmo, a segunda afirmação do anjo foi que o Natal é um tempo de salvação, ou pelo menos de oportunidade de salvação para todos. No Natal, Deus demonstra e oferece o seu amor na pessoa de Jesus Cristo. Ele diz que “nos nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor”, afirmando claramente que Jesus veio ao mundo por mim e por todas as pessoas que o recebam e confiem suas vidas a Ele.

E, finalmente, o anjo ainda disse que o nascimento de Jesus significaria a possibilidade de paz e reconciliação entre os homens, entre as famílias, entre as pessoas. Muitos anjos se uniram ao primeiro para anunciar: “paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.  Natal nos fala de um novo tempo de paz que Deus quer inaugurar em nossas vidas a partir da entrada de Jesus na nossa história.

Este é o propósito do Natal: alegria, salvação e paz. Seja qual for o motivo de tristeza, seja qual for o problema, seja qual for o tamanho do erro, seja qual for a crise pessoal e de relacionamento, Deus já providenciou o caminho. O Natal é o anuncio enfático e universal de que há esperança para cada um de nós, seja qual for a situação. Basta abrirmos o presente que Deus já nos deu. Você já abriu o seu? Neste Natal, apodere-se da plena e poderosa salvação que Jesus oferece e sua alegria não será apenas um cartão bonito, um presente ou uma ceia gostosa. Será alegria, salvação e paz para sempre.

 

Paulo Mazoni (foto) – Pastor Sênior da Igreja Batista Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *