Logo
Blog do PCO

Os transtornos da pandemia

A pandemia da Covid-19 tem causado uma série de transtornos para a população brasileira. Da crise na economia a uma sensação de abandono, de tristeza. O prolongamento do isolamento e os mais de 260 mil mortos agravam ainda mais esse sentimento. A falta de perspectivas é outro fator, que segundo o psiquiatra e psicanalista Javert Rodrigues (foto), aprofundam essa sensação de medo. A doença, segundo ele, é muito mais grave do que as pessoas imaginam e esses sentimentos vivenciados pela população brasileira se assemelham a uma guerra, devido ao isolamento forçado, a falta de contato social e a todas as restrições impostas nesse tipo de situação.

A população está entristecida, recolhida. É normal esses sentimentos que estão acometendo a maioria dos brasileiros devido a pandemia?

Essa é uma situação semelhante a uma guerra. As pessoas estão isoladas, não podem ter convivência social, não podem fazer atividades fora de casa. Tudo isso acarreta em uma baixa de humor. Quem tem uma certa tendência depressiva vai acentuar mais ainda. Há uma falta de perspectiva, porque todas as notícias são as piores possíveis.

Algumas pessoas estão com medo de sair mesmo nos momentos de relaxamento em das medidas sanitárias. É um problema a mais?

Quem teve contato com a doença ou com quem adoeceu é normal que tenha medo. Essa doença é extremamente grave. Na verdade, as pessoas não perceberam, nem alguns médicos, que essa doença é muito grave. Muito difícil. Ela é imprevisível, não há tratamento específico para ela. As pessoas dependem da sorte. Não é à toa que temos mais de 260 mil pessoas mortas no Brasil e mais de 500 mil nos Estados Unidos. É muita gente que morreu por causa de uma virose. É normal sentir medo e é até bom que tenham um pouco de medo. Quem não tem medo se arrisca, acaba contaminado e contaminando as outras pessoas.

Mesmo com o aumento do número de mortes tem pessoas que aglomeram, que preferem desconhecer a doença. Esse tipo de comportamento é normal? Essas pessoas não têm medo do perigo?

Nós estamos em um país sem comando. O presidente é um maluco, não tem competência para lidar com essa situação. Ele sabota todas as medidas sanitárias que são propostas. Ele confunde as pessoas. Ele acha uma bobagem o uso de máscaras, diz que falar em aglomeração é uma palhaçada e indicou o uso de medicamentos que não servem para nada, como a hidrocloroquina, ivermectina. Esses medicamentos não servem para nada e colocam o sujeito em risco. O sujeito começa a tomar esse remédio e acha que está fazendo um tratamento e deixa de ter um acompanhamento médico sério. Como não temos uma liderança séria nesse país, o presidente sabota tudo. Ele tem um bando de fanáticos que acompanham o que “o mito” fala. Ele cria um estado de confusão na cabeça das pessoas. Tem um livro, escrito por um jovem de 18 anos, “Fascínio e servidão”, um tratado que mostra como as pessoas se agarram a um líder e o seguem, parando de pensar, de raciocinar.

Mas o que leva as pessoas a esse tipo de comportamento, mesmo sabendo que estão colocando a vida em risco?

Chama-se identificação com chefe, identificação com o senhor. Por mais que a imprensa critique Bolsonaro, os seus seguidores nem ouvem. Eles são absolutamente fascinados pelo mito, que é o dono da verdade. Ele poderia ter uma utilidade muito grande se ele se prestasse a dar um bom exemplo para a população. Mas ele faz o contrário. Ele sabota todas as medidas que a ciência e os médicos falam. Isso causa na cabeça dos mais ingênuos, um estado de confusão, sem saber se isso é verdade. Tem gente que fala que não existe pandemia, que isso é uma invenção. Que é uma gripezinha, como diz o presidente.

Esse tipo de comportamento do presidente Jair Bolsonaro é normal?

Lógico que não. Para mim ele tem um problema sério ele não tem senso de realidade, não tem senso de adequação. Em plena pandemia ele foi ao Ceará, onde morreram milhares de pessoas, ele junta a população para fazer gracinha. Ele não tem o menor juízo. Se esse for um país sério, ele será criminalmente imputado. Ele é responsável por milhares de mortes. A cada dia de atraso na compra dessas vacinas são milhares de mortes. A única saída contra a Covid se chama Vacina, evitar aglomeração e usar máscara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *