Logo
Blog do PCO

Qualidade e excelência no cuidado

Samuel Flam

Diretor-presidente da Unimed-BH

 

Se existe uma palavra capaz de definir o atual cenário brasileiro, essa palavra é desafio. Atravessar uma crise econômica sem precedentes, ao mesmo tempo em que vivemos uma séria instabilidade política, tem feito muitas empresas naufragar nos últimos anos. Desemprego, queda de renda e retração são palavras que voltaram a fazer parte do vocabulário dos brasileiros. E muitas pessoas foram obrigadas a abrir mão dos planos de saúde, migrando para a saúde pública.

 

A Saúde Suplementar, portanto, tem sido um dos segmentos fortemente impactados pelo atual cenário do país. E não apenas pela perda de beneficiários, cuja redução foi de 2,5 milhões de beneficiários entre 2015 e 2017 (queda de 5%), segundo o Instituto de Estudos da Saúde Suplementar – IESS. Mas também por problemas graves de gestão que levaram algumas operadoras a enfrentar sérias crises de reputação.

 

Contudo, como diz a sabedoria popular, “um mar tranquilo nunca fez um bom marinheiro”. 

Em meio à turbulência, atuar com responsabilidade em prol da sustentabilidade financeira da Cooperativa, tendo a inovação e a criatividade como premissas, fez toda a diferença. Fez a diferença também contar com a atuação direta dos nossos quase 5.700 cooperados que, ao participarem da gestão, são protagonistas dos bons resultados que apresentamos.

 

Nos últimos quatro anos, fizemos uma série de movimentos para assegurar a solidez da Unimed Belo Horizonte. Com uma estratégia de diferenciação pela qualidade, conseguimos manter nossa carteira de clientes com mais de 1,2 milhão de vidas, fazendo com que nossa participação de mercado subisse de 49% para 53%. Isso significa que, se fôssemos uma cidade, seríamos a 13ª do país em termos populacionais.

 

O controle das despesas operacionais e a gestão coletiva dos custos assistenciais têm contribuído para uma série de reconhecimentos que temos recebido. Hoje, a Unimed Belo Horizonte não é apenas a melhor entre as maiores operadoras de planos de saúde do país, conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), medido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). É também a única empresa do segmento de planos de saúde, única empresa mineira e única cooperativa a figurar na lista restrita de Empresas Pró-Ética, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), composta por 23 instituições de vários setores de todo o país. Como reconhecimento de uma atuação inovadora no mercado de planos de saúde brasileiro, a Unimed Belo Horizonte recebeu, somente neste ano, 25 premiações.

 

Tudo o que temos realizado, entretanto, não teve como foco direto a obtenção de prêmios. Nosso propósito maior, que está alinhado à nossa vocação para o cuidado, está na oferta da melhor assistência em saúde aos nossos clientes. Além disso, estendemos o cuidado para as comunidades onde atuamos, buscando gerar riqueza social, seja com investimentos em unidades próprias, que geram trabalho e renda, seja em investimentos sociais, por meio das ações do Instituto Unimed-BH.

 

Para assegurar qualidade no atendimento, investimos continuamente em nossa Rede Assistencial, que inclui unidades próprias e prestadores credenciados. Temos um projeto inovador de reconhecimento desses prestadores por meio de indicadores, o Selo de Excelência Assistencial. No contexto da Rede Própria, incorporamos e estamos expandindo o Hospital Infantil São Camilo, com o objetivo de ampliar a oferta assistencial especializada em nossa Rede. Além disso, estamos construindo uma nova unidade ambulatorial no Barreiro e um novo Hospital em Betim, fazendo crescer nossa capacidade de atendimento nessas regiões.

 

Acreditamos que, ao colocar a qualidade no centro da nossa atuação, fizemos a mais importante das nossas escolhas. Essa diretriz é que tem feito com que atravessemos esse cenário desafiador, apresentando resultados positivos e fazendo investimentos. E é o que nos permite desenvolver todos os dias um jeito melhor de cuidar das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *