Logo
Blog do PCO

Temas importantes são debatidos no Conexão Regional Montes Claros

Temas como educação, desenvolvimento, turismo, inovação e atração de investimentos dominaram os debates no Conexão Empresarial Regional Montes Claros, evento promovido pela VB Comunicação, ontem no Hotel Dubai Suítes, em Montes Claros. Empresários, políticos, autoridades e representantes dos municípios da região participaram das discussões e dos desafios que o Norte de Minas tem pela frente para atrair investimentos. O prefeito da cidade, Humberto Souto (foto), um dos palestrantes do Conexão Empresarial regional, entende como fundamental o processo de desenvolvimento regional, principalmente devido a atual situação financeira do Estado. Mas alertou que para atrair investimentos é preciso ter confiança jurídica e nas autoridades brasileiras e este é, segundo ele, o problema do país. Humberto Souto entende que o homem público tem que dar exemplo para ajudar a reconstruir o país. O Conexão Empresarial Regional Montes Claro tem o apoio da Âncora, Coteminas, Hotel Dubai, prefeitura de Montes Claros, Supermercados BH, Rádio Super, jornal O Tempo, TerrasAlpha, Transnorte, Turano e UNIFIPMoc.

 

Educação em destaque

A educação teve um destaque à parte no Conexão Empresarial Regional Montes Claros. O reitor da Unimontes, padre Antônio Alvimar Souza, chamou a atenção durante o evento promovido pela VB Comunicação, que é preciso tomar consciência de que a sociedade, o poder púbico, empresas e universidades precisam caminhar juntos. O diálogo e o compartilhamento de informações têm que acontecer com todos os setores para se chegar às soluções dos problemas. Padre Antônio pondera que a universidade não faz conhecimento sozinha. Ela precisa da participação da sociedade para evoluir. O grande desafio, nesse caso, é fazer com que as pessoas gostem do conhecimento.

 

Educação e desenvolvimento regional

Durante a sua palestra, o diretor da UNIFIPMOC, o professor Dalton Caldeira Rocha, ressaltou a importância da UNIFIPMOC no trabalho de desenvolvimento regional, que vem se estendendo nos seus 20 anos de atuação no setor educacional. A instituição conquistou recentemente o certificado de Universidade e sempre se preocupou, segundo Dalton, em formar profissionais éticos, capacitados para atuar em todas as regiões do país. Uma outra preocupação da universidade é a de trabalhar em parceria com o município na prestação de serviço, especialmente na saúde e é com o trabalho de desenvolvido educacional que Montes Claros vem se consolidando como polo da indústria farmacêutica.

 

Investindo nas vocações

O especialista em Direito Educacional, professor José Roberto Covac, considera que o grande desafio de se trabalhar com educação é lidar com as constantes mudanças nos últimos anos. Montes Claros vem investindo no setor deste a educação básica até chegar à universidade. E a cidade tem avançado muito no setor, levando-se em consideração os dados da educação em nível nacional. Para avançar, o Brasil precisa também de buscar as experiências de outros países e entender como são trabalhadas as habilidades, as vocações regionais e de formar os estudantes para o mercado de trabalho, não só pensando nas profissões atuais, como nas do futuro. A tecnologia está mudando o mundo e é preciso, segundo ele, estar atendo a alterações.

 

Portugal atrai investidores brasileiros

Muitos brasileiros escolheram Portugal não só como destino turístico, mas como um país para se investir e viver. São vários os motivos que têm impulsionado essa migração, mas o presidente da Câmara de Portugal em Minas Gerais e da Master Turismo, Fernando Dias, entende que esse interesse não é à toa. Portugal, segundo ele, tem muito a oferecer, principalmente para quem deseja empreender no país. Os dados da economia do país surpreendem e por isso Portugal é uma das opções da União Europeia que tem atraído mais investimentos. Além da estabilidade econômica, a infraestrutura, segurança e a logística são diferenciais que são pesados na hora de se investir. O governo português também implementou 500 medidas estruturais para aumentar a competitividade no país e, segundo Fernando Dias, os resultados estão aparecendo.

 

BDMG trabalha em parceria com os municípios

O BDMG possui ferramentas específicas para cada empresa e hoje está fortemente presente em todos os lugares através da internet. A informação foi repassada ontem, pelo presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Sérgio Gusmão Suchodolski, para os participantes do Conexão Empresarial Regional Montes Claros, evento promovido pela VB Comunicação. Suchodolski fez uma análise da situação econômica do estado, das linhas de financiamento disponíveis e das potencialidades do Norte de Minas. Segundo ele, o BDMG tem trabalhado desde o início do atual governo em parceria com as empresas e municípios mineiros.

 

Desenvolver a partir dos municípios

O Grupo Aquila entende que o desenvolvimento do país começa pelos municípios. Para tanto, o representante do Grupo, Leonardo Rischele, disse no Conexão Empresarial Regional, que o instituto quer desenvolver o país através de organizações públicas e privadas, por meio da melhoria dos municípios. Com esse pensamento, eles desenvolveram um estudo para descobrir o que faz uma cidade ser considerada excelente, enumerando pilares como transparência e eficiência fiscal, educação e saúde de alto nível, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. A plataforma desenvolvida pelo grupo compara cidades com base em referências de indicadores e mostra pontos que podem ser melhorados. A partir dessas informações, o prefeito pode investir nas áreas que precisam de maior atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *